Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Conviver com excesso de ansiedade neste momento de pandemia pode trazer reflexos físicos e um deles pode ser a alteração hormonal. Nas mulheres, este desequilíbrio traz uma longa lista de reclamações que passam por mudanças bruscas de humor na TPM, aumento de cólicas, ganho de peso e vários outros sintomas.

O Jornal da Tarde conversou com a professora ginecologista Albertina Duarte Takiuti que em seu período de faculdade apresentou uma tese sobre o que ocorre com as mulheres em um período pós trauma, pós guerra. Momento parecido com o que estamos vivendo no planeta inteiro.

A ginecologista explicou que existem alguns hormônios no corpo feminino que podem provocar a alteração hormonal e que se durante o período de menstruação a mulher sofrer ou passar por um trauma, no próximo mês ela terá mais cólicas menstruais. Mas se a mulher se manter em estresse sua menstruação pode ocorrer em ciclos mais longos, pode deixar de ovular e aumentar a tensão pré menstrual. Tudo isso pode fazer com que o mecanismo de defesa se modifique.

Exercícios físicos, beber bastante líquido, se alimentar de comidas saudáveis faz com que preserve as funções das mulheres evitando assim que sua imunidade fique menor e esteja mais propícia a ter alterações de hormônios

Confira a entrevista completa com a ginecologista Albertina Takiuti no Jornal da Tarde: