Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

A TV Cultura começa a gravar, no dia 5 de outubro, a nova temporada do reality show de música clássica Prelúdio, apresentado por Roberta Martinelli e pelo maestro Júlio Medaglia, que também assina a direção musical do programa. A atração, que se consagrou por revelar jovens músicos que atualmente brilham em grandes orquestras pelo Brasil e em várias partes do mundo, contará com novo cenário, vinhetas inéditas e a interatividade do público, que votará pela internet na grande final, transmitida ao vivo, diretamente da Sala São Paulo, no dia 24 de novembro.

Confira a lista de participantes!

As gravações serão abertas ao público, com entrada franca. Para acompanhar as eliminatórias - que acontecem nos dias 5 e 19/10 no Teatro Franco Zampari, os interessados devem entrar em contato com a produção, por meio dos telefones (11) 2182-3871 / 3474.

Nesta edição, haverá quatro eliminatórias. Em cada uma delas, participarão quatro concorrentes, sendo que um deles será escolhido por um júri especializado para disputar a finalíssima na Sala São Paulo. Já estão confirmados para avaliar os concorrentes importantes nomes do cenário musical, como o produtor João Marcello Bôscoli, o pianista e maestro Marcelo Bratke, o violista Marcelo Jaffé e o cantor e compositor Arrigo Barnabé.

Os participantes, vindos de várias regiões do País, como os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Alagoas, irão disputar uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria, uma das mais importantes escolas de música do mundo. O prêmio é oferecido pelo Consulado da Hungria.

Neste ano, foram selecionados 16 concorrentes, que irão se apresentar nas seguintes eliminatórias:


Primeira eliminatória (gravação em 5/10): o violinista Felipe Bueno, de 19 anos, de São Paulo; o trombonista João Marcos de Sousa, de 18 anos, de São Paulo; o cantor Isaque Oliveira, de 27 anos, de São José dos Campos (SP); e o pianista Felipe Naim, de 23 anos, do Rio de Janeiro.

Segunda eliminatória (gravação em 5/10): o violinista Gustavo Lennertz, de 20 anos, de São Paulo; o violoncelista Caio Albuquerque, de 15 anos, de Guarulhos (SP); o clarinetista Lucas Ferreira, de 25 anos, de Barra Mansa (RJ); e o pianista Thiago Gonçalves, de 11 anos, de Londrina (PR).

Terceira eliminatória (gravação em 19/10): a violoncelista Bianca de Souza, de 22 anos, de Várzea Paulista (SP); a flautista Camila Vieira, de 24 anos, de Itapeva (SP); o violonista Nícolas Silva, de 22 anos, de Maceió (AL); e o violinista Alexandre Pinatto, de 20 anos, de São Paulo.

Quarta eliminatória (gravação em 19/10): o violoncelista Samuel Silva, de 24 anos, de Ribeirão Preto (SP); o trompetista Victor Atanazio, de 21 anos, de Bauru (SP); o flautista Abner Américo, de 22 anos, de Tatuí (SP); e o violinista Mateus Vieira, de 15 anos, de Tatuí.

Estreia na TV Cultura
Na TV Cultura, o Prelúdio estreia no dia 20 de outubro, com um especial sobre o programa, que trará depoimentos de vencedores das edições anteriores e de jurados como o crítico musical Irineu Franco Perpétuo, além de entrevistas com os classificados deste ano e momentos históricos do reality show.

Nas semanas seguintes, aos domingos - nos dias 27/10, 3, 10 e 17/11 -, irão ao ar as quatro eliminatórias. No dia 24 de novembro, diretamente da Sala São Paulo, a transmissão ao vivo da grande final promete vir carregada de emoção, com a participação da plateia, da votação do público pela internet e do virtuosismo de jovens talentos da música clássica.

Do Prelúdio para o mundo

Desde 2005, o Prelúdio premiou 11 talentos brasileiros, incluindo Cristian Budu, em 2007, um dos grandes pianistas da atualidade, e Tiago Nagel, clarinetista, vencedor da primeira edição, que atualmente integra a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

Há mais de uma década, o programa se consagrou por abrir portas do mercado de trabalho para jovens musicistas que, em sua maioria, após participarem do Prelúdio, ingressaram nas principais orquestras nacionais e de diversos outros países. Além disso, diversos vencedores e finalistas do programa foram trabalhar em diferentes partes do mundo e estão estudando em grandes escolas, como é o caso do jovem pianista curitibano Estefan Iatcekiw, vencedor do Prelúdio 2017, que recentemente foi estudar em Moscou, na Rússia.

Regulamento Prelúdio 2019 | Termo de confidencialidade - Participantes