Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

Os Estados Unidos liberaram um jogo de vídeo game para tratamento de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Liberado como terapia adicional, o jogo Endeavor RX vai ser usado para tratar crianças entre oito e 12 anos de idade.

O estudo do Endeavor durou 28 dias. As crianças tinham que jogar 25 minutos diários, cinco vezes por semana. Houve melhora significativa nos casos mais graves de TDAH. Mas os especialistas alertam que são necessárias outras pesquisas em longo prazo para efetivação da pesquisa.

No Brasil, o TDAH atinge mais de 900 mil crianças entre nove e 12 anos de idade. Os tratamentos envolvem terapia e medicação controlada, o que gera preocupação dos pais, já que em muitos casos há efeitos colaterais. Não há previsão de chegada do tratamento com o jogo no Brasil, porém, só a possibilidade de usar um videogame é animadora.

Para a neurologista infantil, Silvana Kruger Frizzo, “a principal orientação para os pais, é não deixar de lado o que a gente tem de tratamento com evidência científica mais robusta, que é a terapia medicamentosa. Eu sei que assusta, mas ela é efetiva pra quem tem TDAH. E a terapia comportamental. Por isso sempre tem que consultar um neurologista infantil ou psiquiatra que está acompanhando a criança”.