Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

A Polícia Civil de Santa Catarina emitiu um alerta em 17 de junho para um conteúdo viral misterioso que está circulando na internet. Os perfis usam o nome Jonathan Galindo e a foto de um homem caracterizado como o personagem Pateta, da Disney. Atraídos pela imagem, crianças e adolescentes passam a interagir com os criminosos.

Segundo a Polícia, as páginas possuem o objetivo de atrair os menores para conversas privadas, e os induzem a fazer desafios, alguns deles com teor suicida.

As mensagens variam do português para o espanhol. De acordo com o Tribunal de Justiça e Polícia Civil de Santa Catarina, há indícios que este perfil já era conhecido em lugares como o México, desde 2017. No Brasil, a página foi identificada recentemente.

Outras páginas e perfis deste tipo já foram encontrados nas redes sociais. Em 2017 e 2018, várias crianças e adolescentes se machucaram ao se submeterem aos desafios da Baleia Azul. No ano passado, a boneca Momo aparecia em vídeo assustando e incentivando o público à automutilação.

Neste momento de pandemia, onde crianças e adolescentes estão passando mais tempo em casa, e consequentemente na internet para distração e diversão, é importante que os pais prestem atenção no conteúdo e nas ações do filho nas redes sociais.