Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

No programa Opinião desta quarta (1º), o tema foi o suicídio de crianças e adolescentes e a importância de ouvir os jovens e estabelecer um diálogo sobre saúde mental em casa.

De acordo com os convidados da edição, a a psicóloga e suicidologista Karina Okajima Fukumitsu e o psiquiatra do Hospital das Clínicas da USP Miguel Boarati, o receio de "dar ideias" aos jovens ao abordar o assunto pode ser nocivo. "É um pensamento prejudicial porque o fato de falar sobre o que faz com que a pessoa pense em se matar é uma possibilidade que a gente tem de ofertar escuta para o sofrimento. Não é a gente que coloca essa ideia. Talvez a pessoa já esteja com a ideação suicida, e que se a gente trouxer à tona a possibilidade dessa pessoa desabafar, compartilhar os sentimentos, pode ser uma ajuda", afirma Karina.

A taxa de suicídio aumentou 7% em 6 anos no Brasil, segundo pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2019. De acordo com o estudo, o suicídio é a segunda causa de morte mais frequente entre pessoas de 15 a 24 anos.


Assista à íntegra do programa:


O Opinião é apresentado por Andresa Boni e vai ao ar toda quarta-feira, às 22h15, com transmissão simultânea pelo site da TV Cultura e canal Jornalismo TV Cultura no YouTube.