Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

Estreou na última quarta-feira (1º), no YouTube, 'Sala de Roteiro'. A websérie escrita por Antonio Prata mostra 5 roteiristas (Andréa Beltrão, Mariana Lima, Henrique Diaz, Marcos Palmeira e William Costa) discutindo em videochamada o rumo de uma série que já tem várias temporadas.

O primeiro episódio gira em torno da cena da prisão do personagem 'Queiroz'. É sugerido que ele esteja escondido na casa do advogado da família Bolsonaro. "O advogado do Bolsonaro não vai esconder na casa dele a prova principal contra a família que ele defende, né?. Não é verossímil", comenta o roteirista chefe. Ainda, a escolha da cidade de Atibaia para o acontecimento é uma maneira de facilitar as gravações, uma vez que um sítio na região já havia sido locação para a produção da série ficcional. A sequência satiriza a prisão do ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz, encontrado em imóvel do advogado Frederick Wassef.

A trama ainda brinca com outros acontecimentos políticos que parecem absurdos para a narrativa. Os roteiristas citam a eleição de Alexandre Frota como deputado federal, os discursos elaborados por Dilma Roussef, o impeachment da ex-presidente e as manifestações ocorridas no ano de 2013. "A gente perdeu a mão dessa série já tem um tempo", diz o personagem de Marcos Palmeira a certa altura.

A crônica 'Brasil, sala de roteiro', publicada por Prata na Folha de S. Paulo em junho deste ano foi inspiração para a produção da série, que terá capítulos lançados semanalmente. Em seu Twitter, Antonio Prata anunciou a publicação do primeiro episódio.

O escritor e cronista foi um dos convidados da temporada do #Provoca Em Casa, da TV Cultura, com apresentação de Marcelo Tas. Assista: