Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

A economia brasileira deve encolher por volta de 6,5% em 2020. Essa é a previsão das principais instituições financeiras do país ouvidas pelo Banco Central para a elaboração do Boletim Focus, pesquisa semanal publicada às segundas-feiras.

Um pouco de contexto: Desde o início da pandemia, a expectativa de expansão do PIB brasileiro vinha sendo revista para baixo. Em março, o mercado começou a apostar em retração da economia, já sob impacto da pandemia do coronavírus. E semana a semana, o cenário pessimista e os indicadores sociais acabaram empurrando o número para baixo.

E qual a novidade? A expectativa para o PIB brasileiro parece ter parado de cair. Na semana passada, a previsão era de -6,54%. Nesta, é ligeiramente melhor, o que sugere uma acomodação nas projeções do mercado para este ano.

O que mais disse o Focus?

  • Dólar: O Focus manteve a previsão de cotação do dólar no final do ano a R$ 5,20 pela terceira semana consecutiva. Para os próximos anos, a projeção é que o real recupere um pouco do terreno perdido em 2020.
  • IPCA: Mantida a previsão de inflação a 1,63% ao ano. Ou seja, abaixo da meta estabelecida pelo Banco Central.
  • Juros: Após a divulgação da última ata do Comitê de Política Monetária, o mercado dá como provável uma nova redução na Selic e projeta juros a 2% ao ano.