Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

Na semana da Revolução Constitucionalista de 1932, a TV Cultura leva ao ar uma programação temática e especial sobre o movimento liderado pelo Estado de São Paulo, contra o regime ditatorial instaurado por Getúlio Vargas em 1930, e a favor da convocação de uma Assembleia Constituinte.

Os interprogramas exibidos contarão a história do movimento que resultou na Constituição promulgada dois anos depois, em 1934. As peças também trarão à luz a relação dessa antiga constituição com a nossa carta magna de 1988, a Constituição cidadã, que teve à frente o paulista Ulysses Guimarães.

Durante a semana, matérias e entrevistas temáticas serão mostradas no Jornal da Tarde e no Jornal da Cultura. A vinheta da série foi feita com reconstituição em maquete do campo de guerra. Juntamente com o tratamento especial em computação gráfica e efeitos especiais da equipe da TV.

Henrique Bacana, diretor de arte da Cultura, diz que “é sempre um desafio retratar um momento histórico em uma peça gráfica. Acho que conseguimos isso de forma lúdica e para todas as idades”.

Confira imagens dos bastidores da produção: