Fundação Padre Anchieta

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A Caixa diz que o dinheiro existe e está depositado na conta digital Caixa Tem. Só para o saque emergencial do FGTS são R$ 37,8 bilhões que serão liberados para 60 milhões de pessoas. Ao mesmo tempo, milhares de pessoas continuam recebendo as parcelas do auxílio emergencial de R$ 600 nessa conta.

O problema é que o app Caixa Tem, que é a única forma de acessar de imediato esse dinheiro, registra todo tipo de problema, como colocar os usuários em filas virtuais de espera sem fim e falhas para abrir ou executar pagamentos.

Por que o dinheiro não fica disponível no banco que as pessoas já têm conta? A Caixa criou essa espécie de “pedágio” para liberação do dinheiro: antes de ficar disponível para saque ou transferência, ele fica depositado na conta Caixa Tem. Só depois de um prazo, que chega a dois meses, como no caso do FGTS, é que o dinheiro pode ser movimentado na conta.

A justificativa da Caixa é que essa é uma forma de evitar filas e aglomerações nas agências bancárias.

A Caixa diz que o dinheiro não fica preso, já que é possível usar o app para pagar contas, boletos e fazer compras. O problema é que mesmo essas funções estão apresentando problemas para serem executadas.

Que tipo de problema as pessoas enfrentam? Depois de baixar o app, o usuário precisa cadastrar seus dados pessoais para poder abrir a conta. Ao tentar realizar essa operação desde ontem à noite, a reportagem foi informada que o tempo de espera para abrir o app era de mais de uma hora.

Depois de superar essa etapa, ao cadastrar dados como número de CPF, data de nascimento, nome da mãe, é preciso escolher uma senha. Daí vem outro problema: o app avisa que a senha não confere, mesmo nos casos em primeiro cadastro de senha. Ao pedir ajuda ao app, o sistema informa que está indisponível.

E a função pagar contas? Os usuários tentam pagar contas, mas o app informa que só funciona das 7h às 21h, mesmo quando a operação acontece neste intervalo de tempo.

O que a Caixa diz? O banco afirma que “tem implementado melhorias no aplicativo, como a ampliação da validade da sessão de cada usuário durante 72 horas, o que evita a necessidade de nova fila virtual para acessar o Caixa Tem durante esse período”.

Sobre as várias falhas, diz que “podem ocorrer intermitências momentâneas em alguns serviços devido à magnitude de acessos, média de 500 mil usuários por hora”.

“No acumulado já são cerca de 40 milhões de usuários únicos, mais de 1,2 bilhões de consultas de saldo/extrato, 17,7 milhões de boletos pagos e 3,5 milhões de compras utilizando as maquininhas/QR Code”, diz.

Vista de celular conectado no aplicativo do Caixa Tem
Crédito: Foto: CARLOS EMIR/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Veja abaixo quando você pode receber o saque emergencial do FGTS

Mês de nascimentoCrédito em conta digitalDisponível para saque e transferência
Janeiro29/0625/07
Fevereiro06/0708/08
Março13/0722/08
Abril20/0705/09
Maio27/0719/09
Junho03/0803/10
Julho10/0817/10
Agosto24/0817/10
Setembro31/0831/10
Outubro08/0831/10
Novembro14/0914/11
Dezembro21/0914/11