Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Homem comemorando diante do computador
Getty Images

Com tanta gente trabalhando de casa por causa da pandemia, surge a pergunta: é possível ser promovido sem estar no escritório? Qual é a melhor maneira de ser notado pelo chefe e se destacar dos colegas?

O fato de trabalhar de casa por causa da pandemia torna, sem dúvida, o desafio maior. Se você está trabalhando no sofá ou na mesa da cozinha, não vai esbarrar com seu chefe no café, vê-lo pessoalmente nas reuniões diárias ou ter a chance de trocar uma ideia no corredor.

Da perspectiva do seu gestor, embora ele ou ela possa dizer facilmente o quão duro alguém está trabalhando no escritório, às vezes é difícil para eles resistirem à ideia de que os funcionários podem estar brincando com os filhos, passeando com o cachorro ou fazendo um bolo durante o expediente.

Melanie Wilkes, consultora de políticas do centro de estudos Work Foundation, afirma ser importante que os funcionários que trabalhem de casa mantenham contato próximo com a chefia.

Reunião de equipe no Zoom
Getty Images
Seu comportamento nas videoconferências de equipe é muito importante

"Estamos vendo muitos trabalhadores assumindo múltiplas responsabilidades que não tinham antes da crise. Portanto, certifique-se de que isso seja notado e registrado, mesmo que seja apenas em um email", diz ela.

Wilkes acrescenta que os funcionários precisam se assegurar de que as políticas de recursos humanos da empresa ainda estão sendo seguidas, como as sessões regulares de feedback.

"Você ainda precisa ter reuniões regulares com seu gestor direto para avaliar seu progresso, assim como faziam antes", afirma a consultora.

"Isso dá ao seu chefe uma noção do que está funcionando bem e do que você deseja fazer. É essencial para sua jornada rumo à promoção."

Funcionário conversa com a chefe
Getty Images
Se seu chefe está indo para o escritório, isso oferece uma vantagem para a equipe que faz o mesmo?

Sharon Clarke, professora de Psicologia Organizacional da Escola de Negócios Alliance Manchester, no Reino Unido, concorda que é importante enfatizar suas vitórias.

"Adaptabilidade e inovação serão muito importantes para o sucesso de uma empresa (no novo mundo do coronavírus), portanto, ser criativo e dar ideias será fundamental", diz ela.

"Tente apresentar suas ideias para que você possa ser reconhecido."


Principais dicas para ajudar em uma promoção:

- Mantenha contato regular com seu chefe por email, telefone ou videochamada;

- Deixe seu chefe a par de quanto trabalho você está fazendo;

- Peça mais responsabilidade;

- Apresente ideias;

- Certifique-se de que a avaliação anual de desempenho seja feita;

- Assegure-se de que a empresa siga a política de RH existente.


Tudo isso também vale na outra direção: os chefes devem se certificar de que os funcionários estão trabalhando particularmente bem e arduamente de casa.

"Os chefes precisam estar atentos para obter mais detalhes, para que saibam o que está acontecendo" diz Anne Sammon, sócia do escritório de advocacia Pinsent Masons.

Se os funcionários descobrem de repente que todos aqueles que trabalham no escritório estão sendo promovidos, e quem está em casa não, pode haver bons motivos para um caso de discriminação.

Anne Davies, professora de Direito e Políticas Públicas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, concorda que os gestores precisam analisar de perto o desempenho dos funcionários que trabalham de casa.

"Se você tem pessoas trabalhando de casa, deve acordar sobre como vai monitorar o trabalho delas e ter critérios objetivos para avaliar como estão se saindo", sugere.

"Quando você promove alguém, está sempre aberto a contestações por motivos de discriminação, e você deve ser capaz de mostrar que está sendo justo."

Anne Davies
Piranha Photography
Anne Davies diz que as empresas precisam analisar de perto como os funcionários estão trabalhando de casa

Segundo ela, os chefes devem se lembrar de que é do interesse deles encontrar os melhores funcionários para promover.

"Os gestores terão que trabalhar mais para identificar quem está fazendo um esforço real (em casa)", diz Clarke.

"Se você (como gestor) realmente espera fazer a diferença no seu negócio, precisa ser capaz de identificar os talentos que estão dando uma contribuição maior."


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!