Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Hoje é Dia das Crianças! Quando (há muito tempo!) eu recebia presentes nesta data, sempre pedia quadrinhos (ou times de futebol de botão). Hoje, como ninguém mais me dá presentes no 12 de Outubro, eu mesmo tomo a iniciativa de comprá-los...

Como o título da coluna indica, aproveitei a data para selecionar 12 bons quadrinhos voltados ao público infantil – como você verá, a maior parte deles encanta a todos os públicos.

Boa leitura!

A Princesa e o Cavaleiro, de Osamu Tezuka

Safiri é uma princesa, mas, por uma série de motivos, veste-se como um cavaleiro. A história é uma “aventura-comédia-romance” fofa e divertida que conta as aventuras dessa corajosa personagem.

Calvin e Haroldo, de Bill Watterson

Ele é uma criança com muita imaginação... Tanto que seu melhor amigo é um tigre de pelúcia, o Haroldo. Mas sinto que não estou te contando novidade alguma, certo? Calvin é um baita sucesso – merecidamente. Caso ainda não tenha lido, aí vai a dica... Se você tem bastante imaginação e gosta de aventuras divertidíssimas (ainda que inventadas!) e diálogos hilários (dentro da cabecinha do Calvin!), vai adorar.

Disney – A Espada do Gelo, de Massimo de Vita

Mickey e Pateta fizeram parte da minha infância – e aposto que da sua também. Esta saga é composta por quatro histórias de aventura e, sobretudo, amizade entre Mickey, Pateta e… habitantes de outra dimensão. Como eles quase nunca podem se ver (como será que se viaja de uma dimensão para a outra?), isso só faz com que valorizem cada vez mais esses encontros – e nós, a leitura.

Garfield, de Jim Davis

Sempre amei as histórias do Garfield – acho que me identifiquei com esse gato laranja por ele ser gordo, ranzinza, preguiçoso e comilão... Mas o que importa é a qualidade das histórias, certo? E o simpático Jim Davis nos entrega tiras engraçadas mostrando a divertida interação entre o gato Garfield, o cachorro Odie e o humano Jon – que, coitado, acha que é o dono dos dois...

Lucky Luke, de René Goscinny e Morris

Quando criança, tinha quatro quadrinhos favoritos – Lucky Luke era um deles (cito os outros três mais abaixo: Mafalda, Tintim e Asterix). O que me fascinava, naquela época, neste cowboy solitário é a mesma coisa que me atrai ainda hoje: são histórias engraçadas e cheias de aventura. Sem falar que Lucky Luke é tão bom no gatilho que atira mais rápido do que a sua própria sombra...

Mulher-Maravilha – A Verdadeira Amazona, de Jill Thompson

A Mulher-Maravilha é uma personagem fantástica e há muitas interpretações para sua origem. A experiente roteirista e ilustradora Jill Thompson, que teve passagens por séries como “Invisíveis” e “Sandman”, apresenta aqui uma interessante fábula de como uma princesinha mimada chamada Diana enfrenta sua jornada de amadurecimento.

One Piece, de Eiichiro Oda

Este é o mangá mais vendido no mundo: 470 milhões de exemplares em 43 países. É tanto assim? Bom, o segundo colocado, “Dragon Ball”, está entre 250 e 300 milhões... E sobre o que trata esse mangá? Piratas! Quando Gold Roger, o Rei dos Piratas, foi preso e condenado à morte, contou que seu gigantesco tesouro (o One Piece do título) estava escondido. E começa assim uma divertida, e literal, caça ao tesouro.

Os Passarinhos e Outros Bichos, de Estevão Ribeiro

O capixaba Estevão Ribeiro criou uma dupla e tanto: Hector e Afonso são dois pássaros bem diferentes entre si, mas que acabam se completando e formando uma divertida dupla de amigos. Para ler sorrindo.

Snoopy, de Charles M. Schulz

Tudo diverte na obra de Charles M. Schulz: as tiradas inteligentes do Snoopy, a maré de azar que persegue Charlie Brown, a pureza do Linus, a chatice da Lucy… É uma HQ constantemente lembrada por ser engraçada – mas que vai além disso. Há uma imensa dose de lirismo e reflexão. Schulz podia mirar apenas as crianças como público-alvo, mas acertou todo mundo que tenha um coração batendo no peito.

Tintim – Rumo à Lua e Tintim – Explorando a Lua, de Hergé

Dentre as dezenas de aventuras do corajoso repórter Tintim, a minha favorita é esta história dupla que envolve... exploração espacial! Em “Rumo à Lua”, Tintim, Milu e Haddock ajudam o professor Girassol no ambicioso projeto de criar o foguete que levará, pela primeira vez, seres humanos à Lua. Já em “Explorando a Lua”... Não quero dar spoiler, mas, nesta HQ, o primeiro homem a pisar em solo selenita não foi Neil Armstrong!

Toda Mafalda, de Quino

Mafalda é uma personagem e tanto! Uma menina inteligente, questionadora, doce, inconformada com o mundo à sua volta – e hilária. Desconfio de que toda criança tem uma “fase Mafalda” na vida... Este livro reúne anos e anos e anos das suas tiras. Acho até um pecado “devorar” tudo de uma vez. Leio um montão de páginas, paro, retomo dali a um tempo…

Um Outro País para Azzi, de Sarah Garland

Meu cunhado de dez anos me surpreendeu aparecendo, do nada, com este livro embaixo do braço: falou que eu ia gostar. Acertou na mosca. Trata-se de uma HQ que narra, de uma maneira delicada, a história de uma menina que é forçada a deixar para trás tudo o que conhece e ama e ir, como refugiada, para um país onde sequer sabe o idioma.

ps – Como eu os citei na coluna de estreia, não quis repetir aqui... Mas cairiam muito bem nesta lista “Asterix”, “Marvels”, “Mumin”, “Rosa de Versalhes”, “Superman – O Que Aconteceu com o Homem de Aço”...

Pedro Cirne é formado em jornalismo, desenhos e histórias em quadrinhos. Nascido e criado em São Paulo, é filho de um físico luso-angolano e de uma jornalista paulistana.

Siga também o site Hábito de Quadrinhos no Instagram, Facebook e Twitter.