Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

Triz Pariz é atriz, modelo e pintora.

Tem 20 anos e se apresenta como alguém que não entende nada de jogos online, joga RPG de mesa, entrou na Twitch só pra tentar um pouco de tudo e garante que tudo que produzir na rede será genuíno.

Bom, a Triz Pariz é o nome artístico de Beatriz Parizotto, que ficou conhecida pelos papéis de destaque na novela infantil Carrossel e no remake de Éramos Seis.

Tem mais de 700 mil seguidores no Instagram e 265 mil na Twitch.

E é na Twitch que Triz Pariz está construindo uma carreira de streamer de sucesso.

Suas transmissões são autênticas e únicas.

Quase toda tarde, Triz Pariz está ao vivo, transmitindo sua própria tela com a construção de desenhos inspiradores enquanto conversa ao vivo com os seguidores.

Quem é fã de desenho, não só ganha uma companhia agradável durante as tardes, já que as lives duram horas, como também aprende técnicas e dicas sobre como desenhar.

As lives tem milhares de expectadores simultâneos, uma linguagem informal e não parecem ter um roteiro pré-definido, a Triz liga a câmera e começa a desenhar e contar histórias.

Triz foi apresentada pra mim pela minha filha de 12 anos, que além dos amigos no Discord e as partidas de League Of Legends, conta com a amizade virtual da Triz na Twitch para preencher os longos períodos na frente da tela durante o isolamento social da pandemia.

Durante a live, Triz manda beijos e lê o chat, conversando em tempo real com sua audiência.

Triz diz durante sua última live, realizada 19 horas atrás, que este é o trampo que mais gostou de fazer na vida e que a interação com os fãs é muito gratificante, muito mais divertido que qualquer outra interação nas outras redes sociais.

Não é só um hobby.

Triz deixa claro que suas transmissões ao vivo são trabalho, que não apenas gratifica, como é monetizado por contribuições durante as transmissões ao vivo em ferramentas de doações e assinaturas da própria Twitch.

Segundo a própria Triz, seu trabalho tem inspirado outras pessoas que gostam de desenho e que estão aprendendo artes plásticas durante as transmissões ao vivo, algo inimaginável quando começou o projeto.

Eu não conhecia a Triz. Agora sou fã.

João Ramirez
é estrategista digital e especialista em livestreaming. Fez a 1ª transmissão ao vivo da história da Internet brasileira, em 1996, e está no Guinness Book of Records. Dirigiu milhares de programas ao vivo nos últimos 20 anos. Participou de projetos ativistas e de engajamento de pessoas pelas redes sociais. É um estudioso do futuro das transmissões ao vivo.