Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Maioria das aéreas cortou rotas internacionais para o Brasil devido ao coronavírus e fechamento de fronteiras. Veja as empresas que têm voos programados.Várias companhias aéreas cortaram voos internacionais para o Brasil devido à pandemia de coronavírus e às restrições de viagens impostas por diversos países. Porém, boa parte das empresas opera atualmente ligações de cidades no exterior principalmente para São Paulo e Rio de Janeiro.

As rotas internacionais ainda em atividade estão sendo usadas por brasileiros que estão no exterior para voltar ao Brasil. O Itamaraty informou em nota que está buscando todas as opções para repatriar os nacionais residentes no Brasil que encontraram problemas com seus voos de retorno ao país.

O Ministério das Relações Exteriores informa ainda que, caso seja possível o retorno ao Brasil por voo comercial, "essa opção deve ser sempre considerada tendo em vista que outras opções de repatriação podem ser inviáveis ou demoradas em alguns lugares".

"A opção de voos fretados está sendo considerada para regiões em que se verificou total interrupção do tráfego aéreo e outras possibilidades de repatriação não são viáveis", diz a nota enviada à DW Brasil. "São voos pagos pelo governo brasileiro e que dependem de negociação específica com governos estrangeiros, não apenas na origem do voo, mas, em diversas ocasiões, com eventuais escalas."

Veja abaixo a situação das principais empresas aéreas que operam no Brasil. O texto será atualizado constantemente com as mudanças que ocorrerem nas malhas das companhias:

Azul:

A empresa brasileira opera voos diretos do aeroporto de Viracopos, em Campinas/SP, para Fort Lauderdale e Lisboa.

A companhia deve retomar o trajeto para Orlando a partir de 3 de junho.

Em relação aos voos para Lisboa, o governo português levantou nesta sexta-feira (16/04) a suspensão de voos com o Brasil que vigorava desde o final de janeiro, porém, apenas para viagens essenciais. A proibição da entrada de turistas brasileiros em Portugal continua em vigor.

A Azul informou por meio de sua assessoria de imprensa que retomará suas ligações entre Campinas e Lisboa a partir de domingo (18/04), com três voos semanais.

Mesmo com a liberação dos voos regulares e comerciais, as restrições de acesso de não europeus ou não residentes continuam ativas. Com isso, apenas cidadãos portugueses, a União Europeia ou que tenham residência fixa no país estão aptos para viajar neste momento.

Os passageiros que voarem do Brasil para Portugal em voos diretos ou com escala em outros países devem apresentar teste de covid-19 negativo realizado 72 horas antes do embarque e têm que ficar em quarentena por duas semanas depois da chegada em solo português.

GOL:

A companhia aérea brasileira pretende retomar seus voos internacionais no segundo semestre de 2021.

Latam:

A empresa aérea brasileira opera de forma reduzida as rotas de São Paulo para Santiago, Montevidéu, Assunção, Madri, Lisboa, Frankfurt, Cidade do México, Nova York e Miami.

A Latam ainda não retomou as operações do Brasil para Orlando, Boston, Barcelona, Milão, Paris, Tel Aviv, Joanesburgo, Córdoba, Mendoza, Bariloche, Santa Cruz de la Sierra, Ilhas Malvinas e Punta del Este.

Em virtude de recentes restrições governamentais, a companhia também suspendeu as operações que haviam sido retomadas para Londres, Bogotá e Lima. Veja mais detalhes abaixo sobre as suspensões e determinações de governos:

* Voos para Lisboa: o governo português levantou nesta sexta-feira (16/04) a suspensão de voos com o Brasil que vigorava desde o final de janeiro, porém, apenas para viagens essenciais. A proibição da entrada de turistas brasileiros em Portugal continua em vigor.

As viagens essenciais são as destinadas a permitir o trânsito ou a entrada de cidadãos por motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar, por razões de saúde ou humanitárias.

A Latam informou por meio de sua assessoria de imprensa que retoma as operações entre São Paulo e Lisboa a partir de 22 de abril.

Os passageiros que voarem do Brasil para Portugal em voos diretos ou com escala em outros países devem apresentar teste de covid-19 negativo realizado 72 horas antes do embarque e têm que ficar em quarentena por duas semanas depois da chegada em solo português.

* Voos para Buenos Aires: o governo argentino suspendeu todos os voos de e para o Brasil, Chile e México. As novas restrições entram em vigor à 0 hora de sábado (27/03) e serão por tempo indeterminado. A medida pretende conter o avanço de uma segunda onda de covid-19 na Argentina e a proliferação de novas variantes que já estão presentes nos países vizinhos. A fronteira aérea está aberta apenas para argentinos e moradores que retornam do exterior. Turistas estão impedidos de entrar no país desde 25 de dezembro. Os viajantes devem pagar por três testes de covid-19 para entrar na Argentina: um antes do embarque, ao chegar no país e outro após sete dias. Mesmo se o teste der negativo, o passageiro deverá realizar uma quarentena de dez dias.

* Voos para Frankfurt: o governo alemão decidiu na sexta-feira (29/01) pela proibição da entrada no país de viajantes vindos do Brasil e de outros países com forte presença de variantes mais transmissíveis do novo coronavírus. A proibição entrou em vigor a partir do sábado (30/01) e foi recentemente prorrogada pelo menos até 12 de maio. A medida prevê exceções para cidadãos alemães, membros do núcleo da família de alemães que viajam com eles (o núcleo da família inclui cônjuges, parceiros registrados, filhos menores e pais de filhos menores), pessoas com residência e direito de residência na Alemanha, bem como passageiros em trânsito (sem entrada na Alemanha) e para os transportes de carga e de caráter humanitário.

* Voos para Madri: o governo espanhol anunciou que passageiros de voos provenientes de vários países, como Brasil e África do Sul, terão que se submeter a uma quarentena em casa ou acomodação por dez dias logo depois de desembarcarem no país. O período de isolamento poderá ser reduzido, no entanto, após apresentação de exame negativo de covid-19 realizado no sétimo dia de quarentena. Os voos diretos do Brasil para a Espanha só podem transportar passageiros que sejam cidadãos e residentes espanhóis e andorranos ou por viajantes em trânsito internacional com uma escala inferior a 24 horas, sem a possibilidade de sair do aeroporto.

* Voos para Londres: a Latam suspendeu o trajeto entre São Paulo e Londres a partir de 25 de dezembro, sendo que a data de retomada está sujeita às determinações das autoridades do governo brasileiro. A decisão ocorre após o governo do Reino Unido identificar no final de dezembro uma segunda mutação do coronavírus com maior risco de contágio em território britânico. Além disso, o Reino Unido institituiu regras mais duras para quem chega de países como o Brasil a partir de 15 de fevereiro. Os passageiros deverão reservar e pagar 1.750 libras (cerca de 13 mil reais) para passar uma quarentena de 10 dias em hotéis autorizados pelo governo britânico.

* Voos para Lima: o governo peruano mantém a suspensão dos voos comerciais com o Brasil e a Europa.

* Voos para Bogotá: o governo colombiano mantém a suspensão dos voos comerciais vindos do Brasil. Não há ainda uma data específica para liberar as operações entre os dois países.

Aerolíneas Argentinas:

O governo argentino suspendeu todos os voos de e para o Brasil, Chile e México. As novas restrições entram em vigor à 0 hora de sábado (27/03) e serão por tempo indeterminado. A medida pretende conter o avanço de uma segunda onda de covid-19 na Argentina e a proliferação de novas variantes que já estão presentes nos países vizinhos. A fronteira aérea está aberta apenas para argentinos e moradores que retornam do exterior. Turistas estão impedidos de entrar no país desde 25 de dezembro. Os viajantes devem pagar por três testes de covid-19 para entrar na Argentina: um antes do embarque, ao chegar no país e outro após sete dias. Mesmo se o teste der negativo, o passageiro deverá realizar uma quarentena de dez dias.

Aeromexico:

A empresa mexicana opera voos regulares entre Cidade do México e São Paulo.

Air Canada:

A companhia canadense decidiu suspender temporariamente a rota entre São Paulo e Toronto de 17 de fevereiro a 1º de maio.

Mesmo que um passageiro faça conexão em outro país, o governo do Canadá institituiu novas regras de entrada no país a partir de 22 de fevereiro: além de precisar fazer o teste de PCR para covid-19 na chegada ao país, o passageiro terá que aguardar o resultado se hospedando durante três noites em um hotel indicado pelo governo local e os custos serão por conta do viajante. Depois disso, será obrigatório cumprir a quarentena de 14 dias. O passageiro tem que observar também se ele se encaixa nas regras de viagens essenciais.

Air China:

A companhia chinesa, que faz a rota São Paulo-Madri-Pequim, suspendeu suas operações nesta rota até 30 de junho. Ela afirma ainda que a retomada das operações dependerá da prevenção e controle da covid-19.

Air Europa:

A companhia espanhola opera voos de Madri para São Paulo.

Quanto ao trajeto para Madri, o governo espanhol anunciou que passageiros de voos provenientes de vários países, como Brasil e África do Sul, terão que se submeter a uma quarentena em casa ou acomodação por dez dias logo depois de desembarcarem no país. O período de isolamento poderá ser reduzido, no entanto, após apresentação de exame negativo de covid-19 realizado no sétimo dia de quarentena. Os voos diretos do Brasil para a Espanha só podem transportar passageiros que sejam cidadãos e residentes espanhóis e andorranos ou por viajantes em trânsito internacional com uma escala inferior a 24 horas, sem a possibilidade de sair do aeroporto.

O sistema de reservas da empresa não indica ainda informações sobre a retomada dos voos da capital espanhola para Salvador, Fortaleza e Recife.

Air France:

A empresa francesa realiza a rota de Paris para São Paulo (cinco voos semanais) e Rio de Janeiro (três frequências por semana).

De acordo com informações no site da Embaixada da França no Brasil, os viajantes devem comprovar que o motivo da viagem à França corresponde a um dos motivos abaixo:

* Franceses, seus cônjuges e filhos;

* Nacionais da União Europeia, Liechtenstein, Islândia, Noruega e Suíça que tenham residência principal na França, bem como seus cônjuges;

* Nacionais de países terceiros, incluindo o Brasil, que disponham de autorização de residência (titre de séjour), ou visto de longa duração francês ou europeu válido, e tenham sua residência principal na França (válido somente para saídas do território europeu que tenham sido realizadas antes de 31 de janeiro de 2021 ou que tenham sido justificadas por motivo imperioso);

* Estrangeiros de países terceiros titulares de visto de longa duração para reunião familiar (visto "regroupement familial"), inclusive de refugiados, beneficiários de proteção subsidiária e apátridas (visto "réunification familiale");

* Funcionários dos setores de transporte terrestre, aéreo e marítimo ou prestadores de serviço de transporte de mercadorias, incluindo motoristas de qualquer veículo de transporte de mercadorias destinadas ao uso no território, bem como aqueles que estejam apenas em trânsito ou viajando na condição de passageiro para chegarem a sua base de partida ou completarem sua formação profissional;

* Funcionários estrangeiros que estejam exercendo suas funções junto a uma missão diplomática ou consular, ou em uma organização internacional com sede ou escritório na França, bem como seus cônjuges e filhos; e

* Pessoas em trânsito em zona internacional por tempo inferior a 24h.v

Os viajantes provenientes do Brasil que quiserem retornar a França e estiverem habilitados a ingressar no território deverão apresentar:

* Para os viajantes com mais de onze anos, teste RT-PCR de covid com resultado negativo e realizado menos de 36 horas antes do embarque (relativo ao primeiro voo para viagens com conexão) ou teste RT-PCR para Covid com resultado negativo e realizado menos de 72 horas antes do embarque, acompanhado de teste antigênico com resultado negativo para Covid e realizado menos de 24 horas antes do embarque.

* Um Certificado de Viagem Internacional, no qual o viajante se compromete a fazer um isolamento de 10 dias ao chegar na França (o download desse documento está disponível no site do Ministério do Interior);

* Um comprovante de residência ou de reserva de acomodação apropriada para a realização de quarentena ou isolamento (hotel ou similar), que permita às autoridades encontrar o local em questão para a verificação do cumprimento das medidas em vigor - estão dispensados dessa obrigação os viajantes que realizarão o isolamento em local previsto pela administração (unidades territoriais de apoio destinadas a um melhor acompanhamento de pessoas em isolamento) ou que estarão apenas em trânsito em zona internacional;

* Uma declaração solene na qual o viajante assegura:

- Não apresentar sintomas de infecção pela Covid-19;

- Não ter conhecimento de ter tido contato com pessoas que testaram positivo para a Covid-19 nos 14 dias anteriores à viagem;

- Para os viajantes com mais de onze anos, autorizar a realização de um teste ou exame biológico de detecção do SARS-CoV-2 no momento de sua chegada ao território nacional.

Todas as pessoas provenientes do Brasil que estiverem habilitadas a ingressar no território francês e quiserem retornar à França deverão se comprometer a fazer um isolamento de 10 dias ao chegarem. Antes de embarcar, o viajante deverá providenciar um comprovante de residência ou de reserva de acomodação apropriada para a realização de quarentena ou isolamento (hotel ou similar), que permita às autoridades encontrar o local em questão para a verificação do cumprimento das medidas em vigor - estão dispensados dessa obrigação os viajantes que realizarão o isolamento em local previsto pela administração (unidades territoriais de apoio destinadas a um melhor acompanhamento de pessoas em isolamento).

Alitalia:

A Itália suspendeu a partir de 16 de janeiro os voos que partem do Brasil e proibiu a entrada de passageiros que tenham passado pelo país nos últimos 14 dias, devido a preocupações com uma nova variante do coronavírus originária do Amazonas. Quem chegar à Itália do Brasil por meio de conexão em outros países será obrigado a fazer um teste para detectar o vírus.

Amaszonas:

A empresa aérea boliviana retomou a rota entre Santa Cruz de la Sierra e São Paulo, porém, anunciou em 24 de fevereiro que não operará mais o trajeto entre 1º de março e 31 de agosto. A companhia pretende retomar mais uma vez os voos a partir de 1º de setembro.

No sistema de reservas da companhia não é indicada a retomada dos trajetos de Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu para Santa Cruz de la Sierra.

American Airlines:

A companhia americana opera de São Paulo para Miami, Dallas e Nova York; e de Miami para Rio de Janeiro.

A empresa suspendeu o trajeto entre Manaus e Miami pelo menos até 2 de novembro.

A companhia decidiu encerrar definitivamente suas operações entre Los Angeles e São Paulo; de Nova York para Rio de Janeiro; e de Miami para Brasília.

Avianca:

A Avianca suspendeu seus voos de Bogotá para São Paulo e Rio de Janeiro seguindo uma decisão do Ministério da Saúde e Proteção Social da Colômbia, que ordenou a suspensão da entrada em território colombiano de voos vindos do Brasil. O governo da Colômbia ainda não comunicou uma data específica para liberar as operações entre os dois países.

Avior:

A empresa venezuelana opera entre Caracas e Manaus.

Boliviana de Aviación (BoA):

A empresa boliviana opera voos de São Paulo para Santa Cruz de la Sierra. Não há previsão ainda para a retomada do trajeto direto entre São Paulo e La Paz.

British Airways:

A companhia suspendeu os trajetos de Londres para São Paulo e Rio de Janeiro, após o governo do Reino Unido identificar no final de dezembro uma segunda mutação do coronavírus com maior risco de contágio em território britânico.

Além disso, o Reino Unido institituiu regras mais duras para quem chega de países como o Brasil a partir de 15 de fevereiro. Os passageiros deverão reservar e pagar 1.750 libras (cerca de 13 mil reais) para passar uma quarentena de 10 dias em hotéis autorizados pelo governo britânico.

O sistema de reservas da companhia aérea britânica indica que os voos diretos de Londres para São Paulo e Rio de Janeiro serão retomados a partir de 1º de julho.

Cabo Verde Airlines:

A empresa aérea do país africano, que operava no Brasil voos da Ilha do Sal para Fortaleza, Recife e Porto Alegre, suspendeu todas as suas operações.

Copa Airlines:

A empresa panamenha retomou suas operações da Cidade do Panamá para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Manaus.

A empresa deve voltar a operar seus voos da capital panamenha para Recife e Salvador somente no segundo semestre de 2021.

Delta Airlines:

A empresa americana opera de São Paulo para Atlanta e Nova York.

Não há previsão ainda para a retomada dos voos diretos entre Rio de Janeiro e Atlanta.

Eastern:

A empresa aérea americana iniciará suas operações de Belo Horizonte para Boston em 30 de maio; para Miami em 31 de maio; e para Nova York em 1º de junho.

Edelweiss:

A empresa aérea suíça ainda não retomou seus voos entre Zurique e Rio de Janeiro.

Emirates:

A companhia aérea voltou a transportar passageiros na rota entre São Paulo e Dubai a partir de 1º de março, porém, em situações específicas: só serão aceitos os viajantes que tiverem conexão imediata em Dubai, quer dizer, que ficarão na área de trânsito do aeroporto para logo depois embarcarem em outro voo da Emirates para destinos oferecidos pela empresa a partir de seu hub. Os passageiros que têm destino final ou desejam fazer "stop" gratuito em Dubai continuam proibidos de viajar saindo do Brasil. Não há prazo definido para a normalização da operação.

Já no sentido inverso (de Dubai para São Paulo), a situação continua normal, porém, os passageiros têm que atender aos requisitos de entrada no Brasil, como, por exemplo, a apresentação de um teste negativo para covid-19.

Não há previsão quando a empresa retomará os voos entre Dubai e Rio de Janeiro.

Ethiopian Airlines:

A companhia nacional da Etiópia opera a rota entre São Paulo e Adis Abeba.

FlyBondi:

Os voos da companhia aérea de baixo custo argentina de Buenos Aires para São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre deverão ser retomados a partir de setembro de 2021.

Iberia:

A companhia espanhola opera voos diretos de Madri para São Paulo e Rio de Janeiro.

Quanto aos trajetos para Madri, o governo espanhol anunciou que passageiros de voos provenientes de vários países, como Brasil e África do Sul, terão que se submeter a uma quarentena em casa ou acomodação por dez dias logo depois de desembarcarem no país. O período de isolamento poderá ser reduzido, no entanto, após apresentação de exame negativo de covid-19 realizado no sétimo dia de quarentena. Os voos diretos do Brasil para a Espanha só podem transportar passageiros que sejam cidadãos e residentes espanhóis e andorranos ou por viajantes em trânsito internacional com uma escala inferior a 24 horas, sem a possibilidade de sair do aeroporto.

JetSmart:

A empresa de baixo custo chilena retomará seus voos entre Santiago para Foz do Iguaçu a partir de 1º de julho.

Não há previsão ainda para a retomada do trajeto da capital chilena para São Paulo e Salvador.

KLM:

A empresa holandesa opera o trajeto de Amsterdã para São Paulo (voos diários) e Rio de Janeiro (cinco frequências semanais).

A Holanda flexibilizou as exigências de testes de covid-19 para a entrada e conexão no país: a partir de 16 de março, um teste rápido adicional não é mais necessário para passageiros em transferência. A nova política do governo holandês é a seguinte:

* Passageiros que fizerem conexão na Holanda e continuarem a viajar de avião precisam apresentar somente um resultado negativo do teste PCR emitido 72 horas da chegada em Amsterdã;

* Todos os clientes maiores de 13 anos que viajam de países de alto risco, incluindo o Brasil, devem apresentar: resultado de teste PCR negativo emitido dentro de 24 horas antes do embarque (em vez de 12 horas) ou devem apresentar um resultado de teste rápido negativo emitido dentro de 24 horas antes do embarque (em vez de 4 horas) e um resultado de teste PCR negativo emitido dentro de 72 horas antes da chegada em Amsterdã.

Estão permitidos para viajar para a Holanda (como destino final) e como conexão para países da União Europeia:

* Cidadãos holandeses e do Espaço Schengen;

* Residentes da Holanda e do Espaço Schengen;

* Equipes médicas, marítimas e tripulantes de companhias aéreas.

Lufthansa:

A empresa alemã opera a rota entre Frankfurt e São Paulo.

O governo alemão decidiu na sexta-feira (29/01) pela proibição da entrada no país de viajantes vindos do Brasil e de outros países com forte presença de variantes mais transmissíveis do novo coronavírus. A proibição entrou em vigor a partir do sábado (30/01) e foi recentemente prorrogada pelo menos até 12 de maio.

A medida prevê exceções para cidadãos alemães, membros do núcleo da família de alemães que viajam com eles (o núcleo da família inclui cônjuges, parceiros registrados, filhos menores e pais de filhos menores), pessoas com residência e direito de residência na Alemanha, bem como passageiros em trânsito (sem entrada na Alemanha) e para os transportes de carga e de caráter humanitário.

A empresa planeja retomar seus voos de Frankfurt para o Rio de Janeiro (três vezes por semana) a partir de 1º de junho. O sistema de reservas não indica ainda a retomada dos voos entre Munique e São Paulo.

Norwegian:

O site da companhia low cost, que operava o trajeto entre Londres e Rio de Janeiro, mostrava voos disponíveis a partir de 26 de outubro (três vezes por semana). Porém, a empresa decidiu fazer uma reestruturação e, para reequilibrar seu caixa, os voos transatlânticos da empresa deverão ser cancelados. Ela quer focar somente nas rotas de curta distância.

Qatar Airways:

A empresa do Catar opera voos entre São Paulo e Doha.

Royal Air Maroc:

A companhia marroquina ainda não retomou seus voos de Casablanca para São Paulo e Rio de Janeiro.

Sky:

A empresa de baixo custo chilena retomará seus voos de Santiago para Rio de Janeiro e São Paulo a partir do início de maio.

O sistema de reservas não indica ainda a retomada da rota da capital chilena para Salvador e Florianópolis.

South African Airways (SAA):

Antes do início da pandemia de coronavírus, a empresa sul-africana já havia anunciado o cancelamento de sua rota entre São Paulo e Johanesburgo.

Surinam Airways:

A empresa aérea do Suriname ainda não retomou seus voos entre Panamaribo e Belém.

Swiss:

A empresa suíça opera a rota entre Zurique e São Paulo.

TAAG – Linhas Aéreas de Angola:

A companhia angolana iria retomar os voos regulares de Luanda para São Paulo a partir de 19 de março, mas anunciou que cancelou a decisão devido às novas variantes do coronavírus no Brasil.

TAP:

O governo português levantou nesta sexta-feira (16/04) a suspensão de voos com o Brasil que vigorava desde o final de janeiro, porém, apenas para viagens essenciais. A proibição da entrada de turistas brasileiros em Portugal continua em vigor.

As viagens essenciais são as destinadas a permitir o trânsito ou a entrada de cidadãos por motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar, por razões de saúde ou humanitárias.

A TAP informa que, durante o mês de abril, a companhia aérea prevê operar um total de 25 voos semanais para seis destinos no Brasil:

* Dois voos semanais de Lisboa para Brasília;

* Dois voos semanais de Lisboa para Belo Horizonte;

* Três voos semanais de Lisboa para Fortaleza;

* Cinco voos semanais de Lisboa para Rio de Janeiro;

* Um voo semanal do Porto para Rio de Janeiro;

* Seis voos semanais de Lisboa para São Paulo;

* Dois voos semanais de Lisboa para Recife;

* Dois voos semanais para Recife/Maceió;

* Dois voos semanais de Lisboa para Salvador.

Os passageiros que voarem do Brasil para Portugal em voos diretos ou com escala em outros países devem apresentar teste de covid-19 negativo realizado 72 horas antes do embarque e têm que ficar em quarentena por duas semanas depois da chegada em solo português.

Turkish Airlines:

A empresa turca opera voos entre São Paulo e Istambul.

Porém, há restrições para passageiros que viajam à Turquia e estiveram no Brasil nos dez dias anteriores à viagem: eles deverão fazer uma quarentena de 14 dias em locais designados pelo governo turco. No décimo dia da quarentena, os passageiros deverão fazer um segundo teste de covid-19. Se o resultado for negativo, o período de isolamento termina. A empresa aérea lembra ainda que passageiros a partir de seis anos de idade que visitaram o Brasil e se dirigem à Turquia deverão mostrar um teste de PCR negativo feito dentro das 72 horas anteriores ao embarque.

Passageiros que viajam do Brasil para outro país com conexão em Istambul não precisarão fazer um teste de covid-19 na Turquia, porém, estes viajantes em trânsito devem observar as regras de entrada do destino final, como por exemplo a apresentação de um teste PCR negativo e possíveis quarentenas.

Já os passageiros entre Istambul e São Paulo devem observar as regras de entrada do Brasil.

United:

A companhia americana opera voos de São Paulo para Houston, Nova York (Newark) e Chicago, além do trajeto entre Rio de Janeiro e Houston.

O sistema de reservas não indica ainda a retomada do trajeto de São Paulo para Washington.

Virgin Airways:

A empresa aérea britânica, que havia adiado o lançamento da rota entre Londres e São Paulo de 29 de março para 5 de outubro, decidiu não iniciar o trajeto entre a capital inglesa e o aeroporto internacional de Guarulhos.