Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Policiais armados patrulham ruas de Kongsberg após ataqueAo menos cinco pessoas morrem após homem disparar flechas na cidade de Kongsberg. Um suspeito é preso. Autoridades não descartam motivação terrorista.Ao menos cinco pessoas foram mortas e várias outras ficaram feridas nesta quarta-feira (13/10) em um ataque cometido por um homem armado com um arco e flechas na cidade de Kongsberg, na Noruega.

A polícia norueguesa confirmou que um homem foi preso, mas nenhum outro detalhe ou motivo foi anunciado.

As autoridades não descartaram a possibilidade de tratar-se de um ataque terrorista.

"Acreditamos que somente esta pessoa cometeu estes atos. É natural investigar se foi um ato terrorista. Mas o indivíduo ainda não foi interrogado", afirmou Øyvind Aas, chefe de polícia da região onde os crimes aconteceram.

A polícia norueguesa recebeu um alerta às 18h13 (13h13 em Brasília) de que um homem armado com um arco e flechas estava circulando pelo centro da cidade, que fica a 80 quilômetros de Oslo. Ele foi preso cerca de meia hora depois, após um "confronto", segundo a polícia.

"Há muitas cenas de crime. Essa pessoa passou por uma grande área do centro onde foram cometidos atos criminosos", disse Aas sobre a rota do assassino, que também entrou num supermercado.

Durante a perseguição, a polícia pediu aos moradores da cidade para que não saíssem de casa.

Várias unidades policiais, incluindo helicópteros e um grupo de especialistas em eliminação de bombas, foram mobilizadas. Devido ao tamanho da área pela qual o homem armado passou, a operação policial deve continuar durante toda a noite, disse Aas.

A Direção Geral de Polícia ativou uma ordem temporária para que todos os oficiais do país andem armados, contra a norma usual, embora até agora "não haja indicações concretas" de que possa haver uma mudança no nível de ameaça terrorista do país, comunicou a corporação.

O município de Kongsberg criou um centro de recepção para as pessoas feridas e familiares das vítimas e mobilizou uma equipe de crise para lidar com a situação.

De acordo com o tabloide VG, os serviços de inteligência noruegueses (PST) foram informados sobre o incidente.

"É uma tragédia, é horrível. Você não acha que algo assim poderia acontecer em Kongsberg", disse Kari Anne Sand, prefeita da pacata cidade de cerca de 28 mil habitantes.

O ataque ocorre pouco mais de uma década depois do pior atentado terrorista da Noruega.

Em julho de 2011, o extremista de direita norueguês Anders Behring Brevikmatou 77 pessoas em um ataque duplo que incluiu um carro-bomba e o uso de armas de fogo.

jps/as (EFE, ots)