A Federação Internacional de Natação (Fina) proibiu o uso de toucas indicadas para uso em cabelos crespos nas Olimpíadas de Tóquio de 2020. A competição terá início no dia 23 de julho deste ano.
De acordo com a marca Soul Cap, responsável por criar o adereço, ele foi rejeitado pela Fina, pelas toucas não se ajustarem “à forma natural da cabeça”, além de “os atletas que competem em eventos internacionais nunca usaram, nem exigem toucas desse tamanho e configuração”.
Soul Cap cria tampinhas de natação para caber e proteger dreadlocks, afros, tranças, extensões de cabelo e cabelos grossos e cacheados.
Leia também: Confederação Brasileira de Canoagem convoca atletas para as Olimpíadas de Tóquio 2020
Após a repercussão da decisão, a Fina divulgou uma declaração em que diz reconhecer os comentários e reações gerados, além de estar comprometida em garantir que todos os atletas aquáticos tenham acesso a trajes de banho adequados.
“Não há restrição às tampinhas de natação "Soul Cap" para fins recreativos e de ensino. A Fina agradece os esforços do "Soul Cap" e de outros fornecedores para garantir que todos tenham a chance de desfrutar da água”, diz a nota divulgada.
REDES SOCIAIS