Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Miriam Jeske/COB
Miriam Jeske/COB

Foi por pouco. Beatriz Ferreira entrou no ringue na madrugada deste domingo (8) para a final dos pesos leves no boxe. Ela enfrentou a irlandesa Kellie Harrington em busca do ouro. O combate foi muito disputado e as duas conseguiram encaixar uma boa sequência de golpes. Ao final, os juízes deram a vitória para a europeia.

Ao final da luta, Beatriz pediu desculpas pelo resultado. Mas não há motivo algum para isso. Esse foi o melhor desempenho de uma mulher brasileira no boxe olímpico. Nenhuma atleta chegou numa final antes. A campanha é histórica.

Leia também: Basquete feminino dos Estados Unidos vence o Japão e conquista sétimo ouro seguido

Com o resultado da pugilista, o Brasil fecha sua campanha no boxe com três medalhas. Além da prata de Bia, também teve o ouro de Hebert Conceição e o bronze de Abner Teixeira. Essa foi uma das modalidades que mais contribui no quadro.

Sobre a luta

Os três rounds foram muito equilibrados. As duas começaram se estudando e tendo muita cautela para encaixar qualquer golpe. Bia se arriscou primeiro e aplicou uma ótima sequência. A irlandesa contra atacou, mas parou no bom jogo de pernas da brasileira. Os juízes dera vitória para Ferreira nos primeiros três minutos.

A parada fez bem a Harrington. Ela ajustou a estratégia e começou andar mais para frente no segundo round. Bia tentou os contra ataques, mas não teve o mesmo sucesso em comparado ao round anterior. A irlandesa foi superior e a decisão foi para o último tempo.

Nos três minutos finais, todos os movimentos delas foram bem calculados. Ao mesmo tempo que precisavam pontuar, elas não queriam se expor. Mesmo com a brasileira sendo mais rápida, foi a irlandesa que encaixou um número maior de golpes.

Na decisão final, os juízes deram vitória por unanimidade para Harrington. Ferreira ficou com a prata, mas que tem um gosto de ouro por conta da campanha histórica.