Cultura

LINHAS CRUZADAS | O MUNDO DESENCANTADO | 20/11/2025


21/11/2025 18h43

O novo “Linhas Cruzadas” discute o desencantamento do mundo - o homem deixa de buscar sentido na vida por meio do sagrado e do sobrenatural e passa a buscar respostas na ciência e na tecnologia.

Mas será que o encanto desapareceu ou só mudou de lugar? Pondé é direto: “O desencantamento é quando o universo vira só pedra e poeira — e o homem se sente sozinho dentro dele.”

O programa ainda recebe o filósofo Vladimir Safatle para discutir o desencantamento do mundo na política e o papel da fé como refúgio em meio ao vazio das democracias modernas.

E se o racionalismo não basta, as pessoas buscam novas formas de dar sentido à vida — seja pela espiritualidade, pela astrologia ou pela reconexão com a natureza. Será que aí está a solução para os nossos dilemas?

Isso e muito mais no “Linhas Cruzadas”, as quintas-feiras, a partir das 22h, na TV Cultura!

▶️ BAIXE O APLICATIVO CULTURA PLAY ▶️

- Play Store: http://bit.ly/3KUUHhI

- Apple Store: http://apple.co/3LgEK72

Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!

Siga as redes do Jornalismo TV Cultura!

Facebook: https://www.facebook.com/jornalismotvcultura

Twitter: https://twitter.com/jornal_cultura

Instagram: https://www.instagram.com/jornalismotvcultura/

TikTok: https://www.tiktok.com/@jornalismotvcultura?lang=pt-BR

Site: https://tvcultura.com.br/

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

"Depois de Mariana, muita coisa mudou", diz ministro sobre fiscalização de barragens

"COP 30 cumpriu o seu papel", avalia ministro de Minas e Energia

"Não podemos politizar o processo de renovação do contrato da Enel", afirma ministro de Minas e Energia

Alexandre Silveira comenta prisão de Bolsonaro: “Não vejo espaço para se discutir dosimetria ou anistia”

No Roda Viva, ministro de Minas e Energia revela vetos de Lula à Medida Provisória 1304