Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet.
Reprodução da Internet. Cinema Turco.

Ouça o episódio completo:


O cinema é parte importante da cultura turca. Ele desabrochou ao longo dos anos levando entretenimento a seus espectadores e ganhando fãs mundo afora. Yeşilçam (Isiltchán), a chamada Hollywood turca, teve o seu apogeu durante os anos 1950-1970, quando produziu anualmente entre 250 e 350 filmes. Após a década de 1970, Yeşilçam sofreu as consequências da propagação da televisão na Turquia. No entanto, Yeşilçam tem observado um ressurgimento desde 2002, tendo produzido filmes aclamados pela crítica. Vamos conhecer um pouco a trajetória desse cinema, seu modo próprio de distribuição, suas principais produções, (sabiam que eles fizeram o Star Wars Turco?) atores e diretores famosos, enfocando o cineasta alemão de origem turca Fatih Akin, talvez o mais conhecido entre nós. Um encontro recheado com muita música turca! Ajde!!

Em termos de produção cinematográfica, a Turquia trilhou o mesmo caminho de muitos dos cinemas de países emergentes do século XX que não fazem parte do centro do sistema. Entre os anos de 1896 e 1945, ou seja, em quase 50 anos, o número de filmes produzidos localmente alcançava a média de menos de um filme por ano. É muito difícil falar sobre a existência de uma produção cinematográfica consistente na Turquia antes de 1950. As salas de cinema raramente exibiam projeções locais, e a maior parte da programação consistia de filmes das mais fortes indústrias do ocidente, em especial a dos Estados Unidos, França, Itália e Alemanha. Comparado com os milhares de filmes importados nesse período, os filmes turcos estavam em último lugar nos cinemas. Somente após a década de 1950, quando um pequeno, mas poderoso grupo de empresários turcos do ramo da importação, se reuniu para produzir filmes foi possível disputar espaço com a dominação do mercado pelas grandes distribuidoras internacionais.


A Europa de Lá – Música e Cultura do Leste Europeu em episódios semanais.
Apresentação: Katia Gavranich Camargo.
Gravação e montagem: Marcelo Nascimento.
Estágio em Produção: Thomas Aguiar
Supervisão: Chico Carvalho