Ouça o terceiro programa da série "A Grande Orquestra do Mundo":
O Teatro do Período Medieval preenche os naipes sinfônicos com personagens alegóricas e dão cor às histórias bíblicas. Em tom celebrativo, o sagrado e profano caminham passo a passo nessa procissão alegre e coletiva.
No terceiro episódio da Grande Orquestra do Mundo as cortinas se abrem para dar passagem ao coro litúrgico da festa religiosa. Ao mesmo tempo em que o teatro se volta para narrar as diversas passagens do evangelho cristão, atores mambembes saltam de cidade em cidade para equilibrar o timbre sagrado com as peripécias pagãs. A rua se faz palco e a experiência teatral toma protagonismo como parte de uma grande festa. A música encantatória de Bach e o canto dos artistas nas praças nos lembram que a ideia de um conflito dramático entre protagonista e antagonista foi deixada para trás. Agora é a vez de satisfazer os olhos e os ouvidos com a beleza colorida das melodias circulares e ornamentais, imaginando que o palco da vida é um território de celebração das histórias há muito conhecidas, nada originais, pertencentes ao imaginário comum de uma comunidade. Ariano Suassuna, o nosso maior autor de autos medievais, aparece para conversar com o ouvinte e alertar a todos de que o mundo é um enorme tabuleiro de jogo, e a principal batalha a ser travada é pela sobrevivência diante das estratégias dos malandros e aproveitadores. Ao mesmo tempo, é Anchieta no século XVI quem se dirige aos alunos do colégio jesuíta por intermédio do seu Auto da Festa de São Lourenço, uma das primeiras peças teatrais escritas e encenadas em solo brasileiro, e cujo objetivo era catequizar os índios e reeduca-los para a fé cristã.
A Grande Orquestra do Mundo, com apresentação do ator e radialista Chico Carvalho vai ao ar todo domingo, às 14h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS