Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Teatro Barroco e o Século de Ouro Espanhol

Ouça o quarto programa da série "A Grande Orquestra do Mundo":


A Grande Orquestra do Mundo apresenta em seu quarto episódio a exuberância artificiosa do Teatro Barroco e o período do Século de Ouro Espanhol.

Em uma atitude de mergulho nas engrenagens do espetáculo lúdico, o programa dessa semana conduz o ouvinte aos bastidores do teatro para apresentá-lo às indumentárias que vestem a poesia de uma arte feita para encantar os olhos e os ouvidos. Estamos no terreno da vida como um enorme palco, uma mistura das alegorias medievais com o pensamento renascentista de Shakespeare. A moldura da cena se destaca em sua totalidade ao diminuir seus elementos singulares a peças formadoras de uma conjuntura maior. É a paisagem de Hieronymus Bosch que vemos à distância, uma verdadeira cosmogonia carnavalesca encerrada pelas molduras de um quadro fixado na parede. Quem nos conduz nesta história é o poeta e dramaturgo alemão Henrich Von Kleist através de seu conto Sobre o Teatro de Marionetes, quando um dançarino do balé da cidade encanta-se com a beleza dos movimentos de uma marionete feita de madeira, admitindo que o inanimado tem enorme vantagem sobre quem carrega consigo uma alma afetada por sentimentos. É o artifício que ganha vida através da operação humana, metáfora que se estende ao funcionamento da arte dramática, toda ela erguida em bases precárias de figurinos, adereços, máscaras de personagens e cenários.

A Grande Orquestra do Mundo, com apresentação do ator e radialista Chico Carvalho vai ao ar todo domingo, às 14h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.