Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Pintura do personagem Fausto, de Goethe, feita por Georg Friedrich Kersting em 1829

Ouça o sétimo programa da série "A Grande Orquestra do Mundo":


Grande Orquestra do Mundo apresenta os solilóquios introspectivos do teatro do período romântico. Nuvens carregadas no céu contrastam com a pequenez do homem solitário. Grotesco e sublime convivendo no mesmo palco dramático.
O romantismo traduziu uma espécie de revanche do espírito libertário diante das amarras do pensamento cientificista que se desenvolveu nos séculos XVII e XVIII, em especial no território francês com sua turma de intelectuais iluministas. Os raios e trovões que despontaram a princípio nos horizontes da Alemanha tomaram toda a Europa e vieram para implodir as teorias e postulados que entendiam o mundo mediante a classificações. Já não era mais suficiente resumir a vida por intermédio de dicionários, enciclopédias e análises laboratoriais. Agora é a vez do indivíduo, em sua particular constituição e originalidade, ganhar o cargo de protagonista das suas próprias ações. Tempestade e Ímpeto, bradavam os alemães na literatura e na poesia. Um grito de liberdade que também ecoou nas demais manifestações artísticas, ganhando contornos no teatro, na música e nas artes plásticas. Ao invés de Mozart e Haydn como elegantes personagens a serviço da corte do rei, eis que emerge Beethoven com sua cabeleira desarrumada, sozinho, diante de um destino ainda por construir. A organização formal da música do período clássico, um índice claro do pensamento como ferramenta estruturadora da sonoridade, encontra agora um adversário à altura. Beethoven assume a transgressão de melodias numa alternância de volumes, timbres, modulações, juntando ao mesmo tempo a força da totalidade da orquestra com o solilóquio de instrumentos alçados ao destaque no meio da turbulenta paisagem musical. O estado puro da alma traduzido por intermédio dos sons. A verdadeira independência da música que já não mais necessita grifar nada, sublinhar os significados de rituais das palavras. É ela própria o índice da liberdade da expressão romântica.

A Grande Orquestra do Mundo, com apresentação do ator e radialista Chico Carvalho vai ao ar todo domingo, às 14h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.