Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Pintura de Daumier: "At the Theater" (The Melodrama), 1860

Ouça o oitavo programa da série "A Grande Orquestra do Mundo":


A Grande Orquestra do Mundo apresenta o gênero dramático-musical que foi febre no século XIX: O Melodrama, uma mistura bem acabada das tintas exageradas do teatro romântico com as pitadas moralistas do enredo burguês.
Enredos mirabolantes recheados com reviravoltas, revelações surpreendentes, golpes inesperados do destino, disfarces e caçadas implacáveis. Muitas lágrimas, sonhos interrompidos, gargalhadas e planos sinistros. Toda essa maratona de emoções até o último capítulo quando a providência divina dá o seu veredito a favor da justiça. As almas puras e sofredoras são premiadas, enquanto as personagens calculistas e usurpadoras recebem a sua merecida condenação. Na Grande Orquestra do Mundo, a monumental sinfonia encolhe seu tamanho para caber dentro do gabinete íntimo da família burguesa. Músicos e atores em um diálogo acelerado exploram as individualidades dos timbres, e exigem do espectador a mesma agilidade para não perder o passo nessa saborosa pista de dança. O nome melodrama explica a junção das palavras melodia com drama, e aponta para uma característica fundamental desse tipo de espetáculo: cada personagem que aparece em cena é acompanhada por um tema musical, uma espécie de leitmotiv normalmente executado pelo piano, e que resume as motivações daquela determinada figura dentro da história.

A Grande Orquestra do Mundo, com apresentação do ator e radialista Chico Carvalho vai ao ar todo domingo, às 14h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.