Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Megera domada

Ouça o programa completo: 


Um Prólogo composto por duas cenas se inicia quando Christopher Sly – um mendigo bêbado, é levado desmaiado para o palácio de um lorde rico. Lá ele recebe um belo de um banho, roupas elegantes e, antes de acordar, é colocado na cama. Ao abrir os olhos começa a ser tratado como um nobre que estivera doente e esquecido de sua vida. Dentro desse picadeiro de truques e zombarias, até mesmo um ator se veste de mulher para representar a jovem e bela esposa do mendigo feito galã de novela – A esse ator é dada a orientação de chorar diante daquele a quem deve tratar como marido, e, caso não consiga produzir lágrimas por si mesmo, é aconselhado a enfiar uma cebola descascada no bolso do figurino. Guardem essa informação, atentos ouvintes – Shakespeare sugere uma cebola descascada para produzir a emoção fingida no ator que deve aparentar tristeza

Na nossa história de hoje, há este prólogo que é tocado antes do início da sinfonia. Um prólogo representado por atores que irão contar uma historinha para nos alertar de que a história que virá pela frente será uma outra história representada por outros atores. Quando eu ouço a Nona Sinfonia de Beethoven eu sempre penso no músico que aguarda pacientemente a sua vez de entrar em cena para tocar aquela sua flauta pícolo. Um único músico que espera para representar a sua cena, para reger aquela maravilhosa fanfarra com o timbre alegre da sua flauta pícolo..., e depois ele volta ao silêncio para dar passagem as evoluções sérias e dramáticas da obra. Atentos espectadores, prestem sempre atenção nas flautas pícolo, nos tambores que as acompanham, nestes instrumentos periféricos..., são essas figuras as mais representativas da grandiosidade do teatro de Shakespeare: são pequenas em tamanho, talvez, mas gigantescas na fundação da linguagem de uma arte essencialmente popular. A nossa história de hoje é inteirinha uma fanfarra de coreto.

Enfim, justamente quando toda essa brincadeira é montada para enganar o pobre do mendigo bêbado recém desperto em um berço de ouro, aparece em cena uma Companhia de Teatro pronta para apresentar uma comédia, que será, então, a principal ação da peça de hoje: a farsa A MEGERA DOMADA, uma comédia farsesca sobre Petruchio e Catarina, um casal em pé de guerra.

Shakespeare é o grande decifrador da alma humana. Seja na Inglaterra elisabetana ou no Brasil de hoje, ele permanece sempre vivo, bastante próximo a cada um de nós. Um programa que mistura palavras e sons, paisagens sonoras e músicas, tudo para fazer ecoar o maior poeta e dramaturgo de todos os tempos.