Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Ouça o programa completo:


Uma praça de alguma cidadezinha qualquer. Lá está um velho senhor com seu realejo. Ele convida as crianças a solicitar a sorte do dia. O papagaio, tão centenário quanto seu dono, se equilibra precariamente naquela geringonça artesanal. Sua tarefa é conhecida de todos, imutável ao longo das gerações: bicar um papelzinho aleatório da gaveta da máquina e entregá-lo seu dono de barbas brancas. Ao ler o que nele está escrito, o velho senhor pigarreia um pouco e anuncia o início de mais uma história. Uma fábula que só será crível se a audiência souber embaralhar a fantasia com a realidade. A pracinha daquele deserto de cidade – uma cidade que poderia ser qualquer cidade - torna-se um palco, o maior palco do mudo que cabe dentro de um precário realejo acionado por pelas manivelas enferrujadas da imaginação.

A história de hoje não é propriamente uma comédia. Também não é uma tragédia. Um drama, tampouco. É uma história com tudo isso, e mais alguma coisa. O ingrediente que junta tudo talvez seja a inverossimilhança, o total desprezo pelo equilíbrio lógico que deveria erguer uma fábula teatral em seus pilares básicos: a ação, o espaço, e o tempo. E também porque diferente do que acontece na vida, aqui as personagens boas tem um desfecho feliz; as más caem por sua conduta. Cimbelino é um conto moral, provavelmente. E não há problema algum que assim seja. Estamos diante de um Shakespeare já maduro, que já escreveu todas as suas grandes peças de teatro, e que agora se delicia em criar uma verdadeira sinfonia desconcertante.

Shakespeare é o grande decifrador da alma humana. Seja na Inglaterra elisabetana ou no Brasil de hoje, ele permanece sempre vivo, bastante próximo a cada um de nós. Um programa que mistura palavras e sons, paisagens sonoras e músicas, tudo para fazer ecoar o maior poeta e dramaturgo de todos os tempos.