Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Péricles

Ouça o programa completo:


Há histórias de todos os tipos. Algumas delas são feitas para enganar, outras nos fazem enxergar melhor. Ambas são boas, a princípio. A história que engana nos propicia um providencial hiato das atribulações da vida ordinária, ao passo que as histórias que nos fazem ver com mais acurácia nos permitem um melhor entendimento do personagem que somos neste palco maior da vida. Há também histórias enigmáticas cujo ponto final nunca chega, há outras histórias onde o enigma é o próprio ponto final, caso decifrado. Em As Mil e Uma Noites, Sheherazade adia a conclusão das histórias que conta e assim garante a sobrevida de todos nós, que vivemos somente para aguardar o próximo episódio narrado. Nesta história que acabamos de ouvir, as palavras pareciam funcionar como uma sentença de morte, que foi driblada com outras palavras pela tinta habilidosa de Shakespeare. Seja para encerrar um enredo, ou postergar até o capítulo seguinte – seja para cegar a razão convocando-nos a imaginar, ou para botar sob a luz dos fatos os sonhos imaginados -, as histórias aí estão na ideia de não nos deixar jamais esquecer de que, quer queiramos ou não, somos todos instrumentistas desta Grande Orquestra do Mundo.

Péricles é o príncipe de Tiro, um jovem sedento por aventuras. Ele ruma até a cidade de Antióquia para tentar resolver um enigma cuja solução lhe garantiria a mão da bela filha do rei. Acontece que o enigma traz escondido em suas entrelinhas o pavoroso crime de incesto cometido pelo próprio governante da região. Quem se candidatar a marido da princesa e não conseguir chegar até a resposta do problema é imediatamente condenado à morte. Péricles, com sua juventude e inteligência, descobre a intrincada armadilha proverbial..., e o Rei, temeroso por ser desmascarado publicamente, empreende uma perseguição a Péricles com a ideia de matá-lo. O príncipe de Tiro foge, atravessa mares, naufraga por diversas vezes, se casa com outra mulher, tem uma filha, se perde de ambas e as imagina mortas, sonha, acorda... e termina sua epopeia reavendo os maiores tesouros de sua vida.

Shakespeare é o grande decifrador da alma humana. Seja na Inglaterra elisabetana ou no Brasil de hoje, ele permanece sempre vivo, bastante próximo a cada um de nós. Um programa que mistura palavras e sons, paisagens sonoras e músicas, tudo para fazer ecoar o maior poeta e dramaturgo de todos os tempos.