Ouça o programa completo:
Ele é cantor, compositor, produtor, ator, descolado, irreverente e vocalista da banda Blitz que revolucionou o pop rock nacional na década de 1980. Evandro Mesquita, nosso convidado nesta edição de Caixa Acústica, nasceu no Rio de Janeiro, cursou Educação Física até o terceiro ano, antes de enveredar de vez para a carreira artística, nos anos 70, integrando o grupo teatral “Asdrúbal Trouxe o Trombone”, que revelou outros talentos como Regina Casé, Cazuza e Luís Fernando Guimarães.
Na década de 80, tornou-se líder da banda Blitz, uma das pioneiras do chamado rock brasileiro. Com influências do pop, reggae, blues e da música eletrônica, suas canções unem o bom humor e a teatralidade a letras marcantes e irreverentes, que misturam fala e canto. Para Evandro Mesquita, “a Blitz tinha essa energia rock, hippie, pop de misturar várias influências e segmentos da arte contemporânea: Moreira da Silva, Stones, Mutantes, Led Zeppelin, Roberto e Erasmo Carlos. Liberdade quase total em plena ditadura. Arriscar nas entrelinhas e manter a bandeira da arte e da experiência hasteada.”
Em 1982, a Blitz estreou com força total com o hit “Você não soube me amar”. O compacto vendeu 1 milhão de cópias e estourou nas rádios. Como tantos artistas dessa época teve músicas censuradas pela ditadura e Evandro contou até com a ajuda da mãe, a professora de literatura da UFRJ Samira Mesquita, para escrever uma carta aos censores e conseguir a liberação da canção “Betty frígida”.
A Blitz segue na ativa com “A turnê sem fim”, com Evandro e sua banda excursionando por todo o Brasil, segundo ele “uma celebração musical” com a união de diversas gerações.
REDES SOCIAIS