O saxofonista italiano Marco Albonetti descobriu a música de Astor Piazzolla no dia em que o músico argentino que revolucionou o tango morreu, em 4 de julho de 1992. Ele assistiu a um show em homenagem ao músico na RAI – Radio e Televisão Italiana. Pode ter sido o notável “Summit” de 1974, quando Piazzolla e o saxofonista barítono norte-americano Gerry Mulligan construíram uma noite mágica. De um lado, um dos principais artífices do cool jazz da virada dos anos 40/50 nos Estados Unidos; de outro, o bandoneón inconfundível de Piazzolla, que nasceu em La Plata em 11 de março de 1921 mas passou a meninice e adolescência na Nova York dos anos 1930. Naquela noite, o jazz e o “tango nuevo” deram-se as mãos, num desses casamentos improváveis que rendem música extraordinária.
Bem, o fato é que, fascinado, Albonetti escolheu o autor de “Oblivion” e das “Cuatro Estaciones Porteñas” como tema de sua tese de doutorado. Claro, foi pra Buenos Aires, mergulhou na cidade do tango e teve o privilégio de examinar manuscritos de partituras de Piazzolla. Também entrevistou músicos que trabalham com ele: sua mulher Laura Escalada, o notável poeta Horacio Ferrer (juntos eles assinaram uma obra-prima, “Balada para un loco”) e músicos que tocaram e conviveram com o mestre, como Daniel Binelli, José Bragato, Arturo Schneider e Pablo Ziegler.
Mas, acima da tese. Albonetti é primeiramente músico. Ele assina todos os arranjos para saxofone e orquestra de câmara deste álbum que abre a temporada de homenagens a Piazzolla em seu centenário de nascimento. Ele mesmo arregimentou os músicos italianos que participam da Orchestra Filarmonica Italiana; E brilha tocando e improvisando em seu instrumento de devoção, o sax-soprano e o sax-barítono (como o de Mulligan, coincidência).
Durante esta semana os ouvintes da Cultura FM podem saborear quantas vezes quiserem este “Romance del Diablo”, título do álbum lançado no último dia 29 de janeiro pelo selo inglês Chandos.
A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.
REDES SOCIAIS