Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto de Gal Opido (Divulgação)
Foto de Gal Opido (Divulgação) Toninho Ferragutti

Toninho Ferragutti é um dos mais talentosos e experientes músicos brasileiros. Há 35 anos desenvolve um trabalho autoral expressivo – nove álbuns – e é tão bom no acordeon quanto compondo. Três de suas gravações foram indicadas ao Grammy.

Em “De Sol a Sol”, recém-lançado pelo Selo SESC, ele assina as doze composições, entre choros, forrós, valsas e jazz, e põe seu acordeon para contracenar com um quinteto de cordas: dois violinos, viola, violoncelo e contrabaixo. E confessa: “Eu me sinto um melodista e a minha música, na verdade, é popular com muitos códigos e elementos da música erudita: dinâmicas, sonoridades e sofisticação harmônica. Em outras palavras, ela se aproxima da música erudita, embora beba da fonte da música popular. E é muito bom fazer isso”.

Musicalmente, o encontro é muito bem-sucedido, porque, diz ele, “o acordeon se presta muito a esse tipo de formação com cordas. Ele se dá bem com as dinâmicas e os timbres. Embora seja um instrumento de ar, de sopro, sustenta os sons como as cordas. Eu me sinto em casa”.

A integração é perfeita, envolvente. Sobretudo porque Ferragutti “conversa” musicalmente com parceiros notáveis: os violinistas Luiz Amato e Liliana Chiriac, Adriana Schincariol à viola, outra Adriana, só que Holtz, ao violoncelo, e Zé Alexandre Carvalho ao contrabaixo.

Boa parte da qualidade superior do álbum deve-se à expertise dos arranjadores convocados por Ferragutti: Nailor Azevedo, o Proveta, assina os arranjos da ótima “Valsa Dura”, “Pedro” e “Névoa”. O pianista Tiago Costa é responsável pelos arranjos da faixa-título, “De Sol a Sol”, e também “Medusa”, “Bétula” e “Valsinha de Salão”. Alexandre Mihanovich (“Moinho” e “Redentora”), Rafael Piccolotto (“Forró Campeão”), Adail Fernandes (“Um chorinho em Aquiraz”) e Ferragutti (“Reloginho”) completam o time de arranjadores.

Durante esta semana, os ouvintes da Cultura FM podem ouvir quantas vezes quiserem este magnífico álbum.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.