Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet.
Reprodução da Internet. Matilda Lloyd

Ouça o álbum completo:


Joseph Jean-Baptiste Laurent Arban nasceu em Lyon, em 1825. Foi trompetista, maestro e compositor. Mas está até hoje presente na estante de todo estudante do instrumento. Formou-se no Conservatório de Paris, onde notabilizou-se como um dos grandes pedagogos do trompete no século 19. Adorava a virtuosidade de Paganini ao violino, sua maior influência, e desenvolveu uma técnica de virtuosidade no seu instrumento assemelhada ao italiano. Morreu em 1889, em Paris.

O Método Arban, que publicou em 1864, é até hoje utilizado pelos estudantes do instrumento. Pois a jovem trompetista Matilda Lloyd, de 22 anos, mergulhou basicamente nas deliciosas variações sobre o repertório lírico do século 19 que o pedagogo francês usou para desenvolver nos alunos a virtuosidade no trompete.

E assim construiu o repertório de seu primeiro álbum para a Chandos, que se intitula “Casta Diva”. Ao lado da Britten Sinfonia, regida por Rumon Gamba, Matilda passeis por variações sobre árias de Bellini, Rossini, Donizetti e outros compositores líricos menos conhecidos hoje em dia, como Ricci, Mercadante e da soprano Pauline Viardot-García, que dominou a cena lírica durante praticamente toda a segunda metade do século 19.