Ouça o álbum completo:
A palavra Mayrig – perdoem se pronuncio mal a palavra – significa mãe em armênio. Um dos mais belos álbuns lançados este ano é “Mayrig – Para as mães armênias”, do selo Alpha, contendo canções e música instrumental armênia. De certo modo, o armênio Garbis Aprikian, nascido na cidade de Alexandria, em 1926, é um músico da diáspora armênia radicado em Paris. Seus 97 anos testemunharam a trágica história de seu povo durante o século 20 e sua música é uma mistura da técnica musical europeia com as melodias armênias. Aprikian é um grande divulgador da obra de Komitas, que viveu entre 1869 e 1935, um dos maiores nomes da música armênia e de outros compositores como Parseg Ganatchian, que viveu entre 1885 e 1967, e Hako Aghabab, que viveu entre 1875 e 1926.
Radicado em Paris desde 1953, estudou com Olivier Messiaen comanda há mais de meio século comanda o Sipan-Komitas, coro armênio de Paris.
Em “Mayrig”, CD desta semana na Cultura FM, unem-se a mezzo-soprano Eva Zaïcik, o violinista David Haroutunian e a pianista Zénia Maliarevitch para interpretar obras destes compositores tão pouco conhecidos, que, no entanto, possuem a chama da música de seu país. Os arranjos são assinados por Nicolas Worms.
REDES SOCIAIS