Ouça o álbum completo:
Em 2007, três estudantes da Yehudi Menuhin School, na Inglaterra, formaram um trio, tendo à frente o jovem violinista Alexander Sitkovetsky, de 24 anos, sobrinho do violinista Dmitry Sitkovetsky. Ele nasceu em Moscou numa família musical: o pai Alexander foi violonista e compositor, a mãe Olga, irmã de Dmitry, era pianista. A formação atual inclui a pianista Wu Quian e o violoncelista Isang Enders. Este último passou a integrar o trio a partir de 2019.
Em 2020 eles começaram a gravar o ciclo dos trios de piano e cordas de Beethoven. O CD desta semana é o terceiro CD e justapõe um dos trios mais famosos, o trio fantasma, opus 70 no. 1, de 1808, com o primeiro trio do compositor, catalogado como seu opus 1, de 1793, quando Beethoven ainda morava em Bonn, sua cidade natal. Depois ele juntou-o a outros dois trios que foram publicados como seu opus 1, já compostos em Viena. Eles foram dedicados a um dos grandes mecenas então vivendo em Viena, o príncipe Lichnowsky.
Atrevido, Beethoven, então recém-chegado à capital do Império Austro-Húngaro, abandonou o caráter de divertimento de salão desta formação instrumental, alçando-a à mesma condição do quarteto de cordas, dando-lhe maior densidade construtiva. O trio Sitkovetsky é muito bom e as performances são de primeira qualidade.
REDES SOCIAIS