Ouça o álbum completo:
A paixão por determinadas melodias é algo que não acontece apenas com os ditos melômanos. Também frequenta a imaginação de muitos músicos.
Esta é a principal motivação de um álbum encantador como “Peças para viola” de Robert Schumann, do notável músico ucraniano Maxim Rysanov, de 46 anos. Mestre consumado em seu instrumento, a viola, tratou de transcrever para o seu instrumento das peças preferidas do compositor romântico.
Assim nasceu um álbum do selo Onyx construído apenas com transcrições para viola de criações para outros instrumentos, como as três Phantasiestücke opus 73, originais para clarinete e piano, aqui em transcrições para viola e piano. Ele transcreveu também o “Adagio e Allegro” opus 70, para trompa e piano; as quatro derradeiras peças camerísticas do compositor, para clarinete, viola e piano, opus 132, que intitulou “Histórias de contos de fadas”. Nestas participa o clarinetista britânico Julian Bliss.
Mas o que mais me sensibilizou foram seus arranjos para viola e piano de lieder, canções, de Robert Schumann, um território em que ele produziu obras-primas memoráveis, como os ciclos “Liederkreis” e “Dichterliebe”.
Por isso ele é o CD desta semana na Cultura FM.
REDES SOCIAIS