Ouça o álbum completo:
Nove músicos europeus criaram em 2016 um grupo dedicado à divulgação de grandes temas da ópera. Todos integrantes de três orquestras: duas austríacas: a de Caríntia e da Ópera Estatal de Viena; e da Orquestra Nacional da Eslovênia.
O que poderia ser um desvio de rota acabou se transformando num projeto a longo prazo. Durante a última década o Ensemble Minui lançou dois álbuns, preenchidos com suítes instrumentais gemas da ópera, como “O Cavaleiro da Rosa” e “Elektra”, de Richard Strauss; “Tosca” e “La Bohème”, de Puccini; e “Eugene Onegin”, de Tchaikovsky.
Na última semana de julho, lançaram o terceiro álbum neste formato, que divertidamente intitulam “Suítes de Ópera para Noneto -- Terceiro Ato”. Todos os arranjos são assinados pelo clarinetista Stefan Potzmann, um dos fundadores do grupo.
É antes de tudo um gesto de amor a estas óperas, mas também a conquista de uma refinada química sonora que flutua entre a tradicional música de salão vienense, o romantismo tardio e expressões sonoras contemporâneas. Algo que só se obtém em parcerias prolongadas no tempo, sobretudo, como é o caso, no universo da prática da música de câmara.
CD da Semana
Autor: João Marcos Coelho
_________________________
Rádio Cultura FM
FM – 103,3 MHz
www.culturafm.com.br
App: CULTURA PLAY
REDES SOCIAIS