Ouça o Programa Completo:
Neste Contrastes um passeio pelas cenas que Villa-Lobos criou em sua música. Baldini introduz o programa explicando que “a partitura retrata o ambiente da selva brasileira e seus habitantes naturais - os índios -, com uma impressionante riqueza de detalhes. O argumento que serviu de base para a composição desse poema sinfônico é de autoria do próprio autor e conta a história de um pássaro (o uirapuru, que na mitologia indígena é considerado o ‘deus do amor’) que se transforma em um belo índio, disputado pelas índias que o encontram. Um índio ciumento, não suportando aquela adoração, flecha-o mortalmente. Ao retornar à sua condição de pássaro torna-se invisível e dele se ouve apenas o canto que desaparece no silêncio da floresta”.
As gravações escolhidas são da Orquestra da Rádio e Televisão da Espanha, sob regência de Carlos Kalmar e da Orquestra Nacional da Hungria, regida por Zoltan Kocsis.
E há ainda um extra: a faixa Uirapuru composta e tocada por Fábio Caramuru em que o piano dialoga com o canto do pássaro.
O programa Contrastes, com apresentação de Emmanuele Baldini, vai ao ar todo Sábado, às 22h e todo Domingo, às 13h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS