Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet 20230512174252_maior-publica-o-1-.png

Ouça o programa completo:



“A natureza genuína, sem filtro, unida a uma extraordinária criatividade melódica, fez com que em todas as grandes obras de Tchaikovsky exista uma quantidade absurda de temas lindos e que conquistam de imediato”, introduz Baldini. “Talvez isso seja uma das razões pelas quais, hoje, a tendência seja interpretar um Tchaikovsky elegante, refinado, extremamente cuidado nos mínimos detalhes e que satisfaça os sentidos das pessoas que querem ouvir mais uma vez essa lindas melodias”, diz.

Por outro lado, o violinista chama a atenção para outras abordagens, mais cruas. “Fujo das interpretações perfeitamente moldadas, com sonoridades opulentas, com romântica beleza. Me fascinam muito mais as abordagens que tiram a máscara das lindas melodias e mostram uma alma que sangra. Há uma consciência da decadência de uma civilização, há uma constante angústia. São essas as versões que mais amo”, assume.

Esse Tchaikovsky “sem máscaras” aparece nesta audição de Contrastes, por meio da Sinfonia n. 5. As interpretações escolhidas são a da Filarmônica de Leningrado regida por Yevgeny Mravinsky, Alan Gilbert com a Filarmônica da NDR de Hamburgo e com o maestro Valery Gergiev à frente da Orquestra do Teatro Mariinsky.