Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet José White Lafitte

Ouça o programa completo:



Negro nascido em Matanzas, Cuba, em 1836, José White Lafitte foi um compositor e virtuose do violino, amado e admirado por grandes músicos de seu tempo. Aos 19 anos, White sabia tocar 16 instrumentos musicais. Seu primeiro recital ocorreu em sua cidade natal, com o famoso pianista norte-americano Louis Moureau Gottschalk, que impressionado pelas qualidades do jovem o ajudou a levantar fundos para estudar no Conservatório de Paris. Na capital francesa, formou vários grupos camerísticos e participou ativamente à vida musical. Viveu no Rio de Janeiro, onde dirigiu o Conservatório Imperial entre 1877 e 1889. Morreu em Paris, em março de 1918.

“Imagine que ele foi o primeiro solista afrodescendente a solar com a Filarmônica de Nova Iorque, em 1875. White estabeleceu-se mundialmente como um grande virtuose”, afirma Baldini. “O caráter paganiniano e virtuosístico de sua personalidade pode se intuir pelos seus Seis estudos para violino solo, op. 13, para citar um exemplo”.

Nesta audição, uma espécie de pequena reparação histórica, traz algumas obras do compositor, como o Concerto para violino, “La Bella Cubana” e o Estudo n. 6.