Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Ernst von Dohnányi

Ouça o programa completo:



“Eis um compositor que deveria ser mais conhecido, e cuja música de câmara, especialmente, possui uma qualidade compositiva excepcional”, opina Baldini sobre o húngaro Ernst von Dohnányi, destaque desta edição de Contrastes. Ele foi considerado um compositor conservador e, ao que tudo indica, não se interessou nas novas correntes estilísticas de seu tempo. Baldini lembra que “seus maiores ídolos sempre foram Brahms e Liszt, e suas composições nos mostram isso claramente”.

Na Serenata em dó maior Op.10, obra em foco neste programa, é perceptível a influência do folclore húngaro no primeiro movimento, ainda que Dohnányi não tenha enveredado a explorar a fundo esta estética. Há ainda um interessante diálogo entre viola e violino na exposição dos temas e variações seguintes.