Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Johannes Brahms

Ouça o programa completo: 


“Ein Deutsches Requiem”, o opus 45, de Johannes Brahms, foi escrito entre os anos de 1865 e 1868. A estreia se deu na Sexta-Feira Santa de 1868, na Catedral de Bremen, sob a regência do compositor. Trata-se da mais extensa composição de Brahms, com aproximadamente 70 minutos.

“É música sacra, porém, não é música litúrgica, inclusive porque não usa o latim (ao contrário de outros Réquiem). Os textos são retirados das sagradas escrituras, arranjados e adaptados pelo próprio compositor”, diz Baldini. “Certamente a morte da mãe, em 1865, foi o grande motivo que levou Brahms a escrever essa obra. Esta foi a segunda grande perda na vida de Brahms, depois da morte do grande amigo e mentor Robert Schumann, nove anos antes. Aliás, a segunda parte desse Réquiem é baseada em esboços escritos logo após a morte de Schumann”, completa.

Nesta edição, as interpretações ficam à cargo dos maestros Christian Thielemann, Otto Klemperer, Cláudio Abbado e John Elliot Gardiner.