Ouça o programa completo:
“Este genial instrumento da música chamado Reynaldo Hahn consterna todos os corações, molha todos os olhos. No arrepio de admiração que propaga e nos faz tremer, nos curva a todos, um após o outro, numa silenciosa e solene ondulação dos trigais sob o vento”. Com estas palavras, Marcel Proust apresentava Hahn no Le Figaro de 1903.
Celebridade da Belle Époque francesa, Reynaldo Hahn nasceu em Caracas, em 1874, filho de uma venezuelana e de um alemão. Aos três anos de idade, transferiu-se com a família para Paris. Aos treze anos, já começava a compor suas primeiras peças. Além de canções, Hahn é autor de peças de câmara, como o Quinteto para piano e cordas, e obras concertantes, como o Concerto para piano, dedicado a Magda Tagliaferro.
“Posso estar equivocado mas acredito que nunca foram tocados aqui no Brasil os Concertos para instrumentos solista e orquestra”, diz Baldini. “Nem suas operas ou música de câmara. Enfim, acho que vale a pena conhecer mais um pouco deste compositor”, completa.
REDES SOCIAIS