Ouça o programa completo:
“Essa é uma das minhas obras preferidas da literatura camerística, do tempo em que o romantismo estava lutando orgulhosamente perante as várias outras correntes que logo iriam prevalecer na cena musical internacional ”, diz Baldini sobre o Concerto em Ré para piano, violino e quarteto de cordas, de Ernest Chausson.
Peça escrita entre 1889 e 1891, trata-se de uma “relíquia” do repertório de música de câmara por se tratar de uma composição incomum com piano, violino e quarteto de cordas – não se trata de um sexteto. Sua estreia foi em Bruxelas e logo a composição se tornou um sucesso. O Concerto foi dedicado a Eugène Ysaÿe, responsável pelo solo de violino da estreia.
Nesta audição de Contrastes, as interpretações estão a cargo de Janine Jansen (violino) e Sunwook Kim (piano) junto ao Quarteto Opus 13; Itzhak Perlman e Jorge Bolet, com o Quarteto Juilliard; Pierre Amoyal e Pascal Rogé, junto ao Quarteto Ysaÿe; uma versão com Jacques Thibaud e Alfred Cortot; e, ainda, Zino Francescatti e Robert Casadesus, com o Quarteto Guilet.
REDES SOCIAIS