Ouça o primeiro programa completo:
Ouça o segundo programa completo:
Foi em Viena que Mahler conheceu Alma Schindler, filha de um famoso pintor. Ele a propôs em casamento em dezembro de 1901 e, em sua Sinfonia n. 5, registrou esse momento de sua vida pessoal. A Sinfonia No. 5 foi escrita entre os anos 1901 e 1902, durante seu recesso anual como diretor da Ópera de Viena. É a primeira obra puramente instrumental de Gustav Mahler desde sua Sinfonia No. 1, na qual trabalhou durante a década de 1880.
"A coisa que mais me intriga nas Sinfonias de Mahler é que, apesar de serem as que têm mais indicações na partitura, são também as que têm as gravações e as interpretações mais diferentes. Dificilmente uma gravação se parece com outra. Cada intérprete tem suas visões sobre cada movimento", aponta Baldini.
No primeiro programa, “Contrastes” apresenta os dois primeiros movimentos, nas interpretações da Orquestra do Festival de Lucerna sob direção de Claudio Abbado e da Orquestra Filarmônica de Berlim, regida por Gustavo Dudamel.
No segundo programa, os três últimos movimentos da obra, nas interpretações da Orquestra Filarmônica de Berlim, Orquestra do Festival de Lucerna e Orquestra Royal do Concertgebouw de Amsterdã. Com destaque para o famoso “Adagietto”.
REDES SOCIAIS