Ouça o programa completo:
O opus 120 de Gabriel Fauré, trio para piano, violino e violoncelo em ré menor, foi escrito em 1923 quando o compositor já enfrentava problemas de saúde. Clareza, elegância, lirismo, delicadeza, precisão formal, são expressões usadas para descrever seus 3 movimentos, que refletem a maturidade artística de um dos mais importantes compositores de seu tempo.
"O editor sugeriu que o compositor escrevesse um trio para piano, violino e violoncelo, e Fauré começou a trabalhar, primeiro em Paris. O trabalho foi temporariamente interrompido por um ataque de pneumonia. Seu plano original seria compor um trio para piano, violoncelo e clarinete. Mas ele rapidamente abandonou a ideia e escreveu para trio com piano clássico", comenta Baldini.
Nesta audição, as versões estão a cargo do Trio Atos, do Beaux Arts Trio e do Trio Florestan. Além das interpretações de Assaf Weisman (piano), Tibi Tziger (clarinete) e Peter Wiley (violoncelo); e Christoph Traxler (piano), Daniel Ottensammer (clarinete) e Stephan Koncz (violoncelo).
REDES SOCIAIS