Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Marco Borggreve/Divulgação
Foto: Marco Borggreve/Divulgação O maestro Masaaki Suzuki

Ouça o programa completo:


Johannes Brahms compôs seu Réquiem Alemão entre 1865 e 1868, consolidando uma das obras mais profundas do romantismo. Diferente das outras missas de réquiem, Brahms escolheu textos bíblicos em alemão. Ao invés de uma visão trágica da morte, o compositor oferece uma mensagem de consolo aos vivos.

O maestro Masaaki Suzuki, conhecido por seu trabalho com o repertório barroco, surpreendeu ao gravar o Réquiem Alemão com seu Collegium Bach do Japão. Em contraste com as versões com orquestras e coros gigantes, sua abordagem privilegia a transparência sonora e a clareza de detalhes, revelando novos aspectos da partitura. "A gravação é surpreendente", diz Baldini. "Ao se comparar uma abordagem moderna com outra que utiliza instrumentos originais, nunca podemos cair na tentação de fazer um julgamento de valor. A proposta é distinta e deve ser recebida assim”, esclarece.

Nesta audição, além da versão de Suzuki, as justaposições também trazem as gravações de James Levine, Sergiu Celibidache e David Zinman, entre outras.