Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Domínio Público
Foto: Domínio Público Felix Mendelssohn em pintura de Wilhelm Hensel

Ouça o programa completo:


Nesta audição, Emanuelle Baldini nos leva a um mergulho profundo no célebre Concerto para Violino em Mi menor, de Felix Mendelssohn, um ponto de virada na história do repertório violinístico. Diferente do seu concerto juvenil para cordas, este concerto adulto é considerado um dos pilares do repertório clássico-romântico. "Mendelssohn muda completamente os parâmetros da forma concerto", diz Baldini, referindo-se à entrada imediata do violino solista, à cadência centralizada no primeiro movimento e ao protagonismo dado ao solista desde o primeiro compasso.

As diferentes abordagens interpretativas vão desde versões mais clássicas e contidas — como a de Itzhak Perlman — até outras intensamente românticas — como a de Maria Dueñas. Baldini compara o uso do vibrato, da articulação e da fluidez do fraseado. No segundo movimento, ele comenta a dualidade entre lirismo e leveza dançante, e no terceiro, entre virtuosismo explosivo à la Heifetz e elegância contida, como na leitura de Shlomo Mintz. "Confesso que, ao ouvir esse terceiro movimento com Heifetz, não existem palavras para exprimir a admiração e o encanto que ele gera", diz Baldini. O programa ainda traz uma gravação ao vivo de Augustin Hadelich.