Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Franz Liszt ao piano / Reprodução da Internet

Ouça o programa completo:


A Sonata para piano em si menor, S. 178, de Franz Liszt, foi concluída em 2 de fevereiro de 1853, segundo anotado pelo compositor na partitura. Há indícios de que a composição da peça havia sido iniciada muito antes, em Weimar. Dedicada a Roberto Schumann, é executada sem interrupção. A sonata é tida como uma das mais importantes obras do compositor e um desafio para os pianistas.

"Sonata extraordinária, genial, além de ser uma das mais importantes obras pianísticas do Romantismo. Parece-me que nada se pareça a ela, ou pelo menos nada do que foi escrito até então. Há muitas partes obscuras, extremamente dissonantes, e outras de uma dificuldade monstruosa para o pianista", diz Emmanuele Baldini.

Nesta audição de “Constrastes”, como sempre, são apresentadas diversas possibilidades de interpretação.


Repertório:

Franz Liszt
Sonata para piano em si menor
Krystian Zimerman (piano)
Vladimir Horowitz (piano)
Sviatoslav Richter (piano)

Valsa Mefisto, No. 1
Sviatoslav Richter (piano)


Contrastes
Domingo, 07 de junho de 2026, às 13 horas
Reapresentação: sábado, 13 de junho de 2026, às 22 horas
Apresentação e roteiro: Emmanuele Baldini
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Lavínia Vilas Bôas
Direção: Julio de Paula


Rádio Cultura FM
FM – 103,3 MHz
www.culturafm.com.br
App: CULTURA PLAY