Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: FGV/Divulgação
Foto: FGV/Divulgação Claudia Costin

Ouça a entrevista com Claudia Costin! 


O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último domingo (24), registrou a maior abstenção de toda a história: 55,3% dos candidatos não compareceram.

Para a professora Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV, a ausência de mais da metade dos inscritos “é fruto do erro cometido pelo Ministério da Educação ao não adiar o Enem”.

Após o primeiro domingo, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que o exame foi “um grande sucesso”, o que não é verdade, de acordo com Claudia. “O Enem é o segundo maior exame de acesso ao Ensino Superior no mundo, imaginar que é possível mantê-lo no auge de uma pandemia é subestimar a preocupação das pessoas com a saúde”, afirmou em entrevista ao De Volta ‘Pra’ Casa.

Além da crise de Covid-19, a realização da prova também foi marcada por uma discussão sobre desigualdade social, já que, sem aulas presenciais, muitos alunos de baixa renda não tiveram a oportunidade de estudar para o Enem. “A população em situação de vulnerabilidade teve muito pouco tempo para se preparar devido à falta de conectividade”, explicou a especialista.

Com todas essas questões envolvidas, Claudia acredita que a melhor opção teria sido adiar a prova. “Faria sentido adiar para maio, que foi a data que resultou na consulta aos inscritos do Enem”.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda à sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz) e no aplicativo Cultura Digital.