Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Rosa Antuña
Foto: Rosa Antuña Makely Ka

Ouça a entrevista com Makely Ka:


O compositor e violeiro Makely Ka participou do quadro “Música da Semana” desta terça-feira (14). Ele fala sobre seu novo álbum, “Rio Aberto”, um disco instrumental de violas.

Segundo Ka, o interesse em se lançar como violeiro é inusitado. Em 2012, o músico fez uma viagem para o Vale do Urucuia, no noroeste do estado de Minas Gerais, onde teve contato com uma afinação da viola típica da cultura regional, o solo aberto. Após esse evento, ele decidiu ingressar na carreira instrumental.

O nome do projeto é uma homenagem à região, tanto pelos rios, que também nomeiam as composições, quanto pela afinação. O artista diz que “o disco é também uma espécie de protesto”, pois a história da população local se baseia na luta contra o agronegócio e na preservação ambiental.

A música desta semana é “Encontro das Águas”, uma composição de Fernando Brant e Tavinho Moura com interpretação de Makely Ka e Felipe José.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.