Ouça a entrevista com Rafael Cardoso:
No De Volta ‘Pra’ Casa da última sexta-feira (28), o historiador de arte Rafael Cardoso foi convidado para a coluna “Com a Palavra, o Livro” para falar do lançamento de “Modernidade em preto e branco”.
A obra traz movimentos artísticos e culturais da história do país sobre uma perspectiva não elitista, além de fazer uma análise crítica da Semana de Arte Moderna de 1922. Ao afirmar que o Brasil não é apenas a cultura erudita, o autor disse que “o livro olha para o carnaval, para o crescimento das favelas, para a questão do sertão”.
No livro, Cardoso ironiza o termo “modernismo” associado à Semana de 22. Para ele, há uma multiplicidade de modernismos e resumir um período histórico à Semana é ultrapassado. Ao ressaltar que a cultura fora do estado de São Paulo não era valorizada até que a elite decidiu explorar o resto do país, ele afirmou que a burguesia paulista "não tinha noção do Brasil profundo”.
O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS