Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Belisário dos Santos Jr.

Ouça a entrevista com Belisário dos Santos Jr.:


A jornalista Miriam Leitão divulgou gravações exclusivas de sessões do Superior Tribunal Militar na época da ditadura que comprovaram que os ministros militares sabiam das torturas que aconteciam nos porões do autoritarismo. Para conversar sobre o assunto, Alexandre Machado convidou o jurista Belisário dos Santos Jr., um dos fundadores da Comissão Arns, para o De Volta ‘Pra’ Casa desta segunda-feira (19).

Segundo ele, é claro que os generais sabiam o que estavam acontecendo na época, mas o impressionante é a oficialidade atual, que não participou dos acontecimentos, assumir o compromisso com a repressão, pedindo a volta da ditadura e apoiando o presidente Jair Bolsonaro, que sempre debocha de pessoas que sofreram no período. Ao pontuar que a própria jornalista que fez a denúncia foi uma das vítimas da violência, ele disse que “a tortura é pior do que o homicídio, degrada a pessoa. [...] É o pior dos crimes”.

Sobre a ordem do dia publicada em 30 de março, assinada pelo então ministro da Defesa, Braga Netto, que afirma que o golpe de 64 gerou o fortalecimento da democracia, Belisário disse que é uma mentira e lembrou que o Congresso Nacional foi fechado duas vezes, parlamentares desapareceram e membros da polícia militar e pessoas que não tinham nada a ver com a política foram mortas. “A violência não tem cara, não tem cheiro, só era comandada a partir dos gabinetes presidenciais, hoje se sabe. [...] Era uma cadeia de comando. O desaparecimento de pessoas do regime era comandado ”.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.