Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Paulo Velasco Jr.

Ouça a entrevista com Paulo Velasco Jr.:


No De Volta ‘Pra’ Casa desta segunda-feira (02), Alexandre Machado conversou com Paulo Velasco Jr., professor de Política Internacional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sobre as últimas movimentações na guerra da Ucrânia e a fala problemática do ministro das Relações Externas da Rússia, Serguei Lavrov, sobre Hitler ter ancestralidade judaica.

O especialista explicou que, do ponto de vista geopolítico estratégico, o objetivo russo sempre foi conquistar a cidade de Mariupol a fim de fazer uma ligação por terra entre as regiões de Donbass e a península da Crimeia para ter o controle das zonas portuárias. “Cenas absolutamente dramáticas que certamente apontam para uma violação gravíssima do Direito Internacional Humanitário”, afirmou sobre a região da usina Azovstal. Segundo ele, este é um espaço crucial para a sobrevivência do povo ucraniano e os impactos serão severos para o país.

Sobre a fala de Lavrov, Velasco disse que foi um “erro histórico grosseiro e inaceitável, não combina com a imagem do diplomata”, pois não existe qualquer fator que comprove que Hitler era descendente de judeus. O professor pontuou que a pior forma de racismo contra os judeus é acusá-los de antissemitismo, que é exatamente o que fez o porta-voz do Kremlin.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.